A apresentadora Renata Vasconcellos causou estranhamento dos telespectadores e virou meme na última quarta-feira (31) ao usar um quimono na bancada do Jornal Nacional. Ela apareceu no intervalo da novela Novo Mundo vestindo a peça, na cor branca, que na chamada seguinte foi substituída. Nas redes sociais, as pessoas questionavam se foi gafe, esquecimento ou proposital.
O quimono é uma peça clássica da cultura japonesa que ganhou o mundo da moda. A professora de História da Indumentária do Senai, Fernanda Marochi, explica que a palavra quimono passou a ser usada a partir da metade do século 19 e significa, puramente, “coisa para usar” ou “coisa usada”. Antes disso, o traje era conhecido como kosode e era vestido por pessoas comuns no dia a dia ou como roupa de baixo da aristocracia.
A partir do século 16, o quimono se tornou o traje principal de todas as classes sociais no Japão. Desde então, a peça sofreu mudanças, mas carrega muita história e é considerado símbolo da cultura tradicional japonesa. No Japão, a cor e estampa são mais importantes do que corte e modelagem, pois representam o status social e informações da identidade das pessoas.
Nas passarelas internacionais, a peça apareceu pela primeira vez no verão 2014-2015 nos desfiles de Nova York. Frida Giannini fez para a Gucci uma versão com glitter; Roberto Cavalli atacou com franjas; Fausto Puglisi criou um com estampa de palmeiras e Riccardo Tisci propôs para a Givenchy um comprido, preto, com ondas e pregas. Rihanna vestiu um quimono quadriculado cor-de-rosa na campanha da Balmain e Kate Moss usou uma versão esvoaçante para a Topshop.
Nas lojas, ele aparece em versões contemporâneas feitas com tecidos diferentes. Da seda à pele, pode ser usado dos dias quentes aos frios. Nesse caso, Renata Vasconcellos teria apenas escolhido uma peça da moda e não foi muito bem interpretada.
Veja os memes: