Mudar a cor dos cabelos faz parte da rotina de beleza de grande parte das mulheres brasileiras. Entretanto, antes de realizar o procedimento é importante consultar um profissional, que fará uma avaliação da estrutura dos fios para definir a melhor tintura. Relacionamos aqui informações essenciais para quem deseja colorir os cabelos. Confira:
Não confie na foto da caixa
O universo das tintas de cabelo conta com um sistema de colorimetria muito bem definido. Esse padrão estabelece o mesmo tom para uma infinidade de marcas, ainda que o nome fantasia de cada cor possa sofrer alteração. Basicamente, a numeração vai de 1 a 10, sendo 1 o preto azulado e 10 o louro claríssimo. Há tintas cujo número principal é seguido de um ponto e uma segunda ou terceira numeração. Estes números depois do ponto representam as nuances ou reflexos (acinzentado, dourado, irisado, cobre, acaju, vermelho, chocolate, mate, entre outros), que podem ser primários ou secundários. Para quem não tem experiência, esse sistema pode parecer complexo à primeira vista. Há ainda cores que se complementam e se anulam. Portanto, nunca confie somente no nome da tintura ou na foto da modelo que ilustra a caixa. Entender (e observar) a numeração é fundamental.
Formulação
A amônia é uma substância tradicionalmente usada em muitos produtos e colorações. A coloração sem amônia tende a minimizar os riscos de reações alérgicas e é indicada para pessoas com couro cabeludo e cabelos sensíveis. Utilizada para abrir as cutículas e facilitar a penetração do pigmento na parte interna da haste capilar, a amônia, quando ausente na fórmula (como nos tonalizantes), faz com que o produto perca sensivelmente a capacidade de colorir fios brancos. Portanto, quem tem o desafio de cobrir cabelos brancos deve optar por uma tintura permanente, ou seja, com amônia.
LEIA TAMBÉM
Água oxigenada
Para cada objetivo há uma volumagem de água oxigenada ou emulsão reveladora próprias. A água oxigenada de 10 volumes, por exemplo, é utilizada como ativador e se usa em tonalizantes e descolorações com pouca altura de fundo (para abrir menos). A água oxigenada de 20 volumes é utilizada em tintas e funciona como descoloração mais baixa (mais fraca). A água oxigenada de 30 volumes é utilizada para descolorir os cabelos e ativar mais rapidamente o procedimento de descoloração.
Não ficou igual! Na maior parte das vezes, a cor dos cabelos tende a ficar um tom acima daquele comprado e vários fatores contribuem para isso. Entre os mais comuns estão a quantidade de oxidante utilizada, se o cabelo é virgem ou tingido, e a qualidade da tinta. Por isso, mudanças radicais, como clareamento ou escurecimento, que envolvem muito mais do que a simples aplicação da tinta, devem ficar a cargo de um cabeleireiro profissional.
Fonte: Douglas Levinski, cabeleireiro do salão W Crystal.
Colunistas
Agenda
Animal