Moda e beleza

Saiba como reciclar esmaltes e não prejudicar o meio ambiente

Da redação
10/07/2013 18:10
Poucas pessoas sabem, mas os esmaltes também têm prazo de validade. E não podem simplesmente ser jogados no lixo.
O esmalte foi o cosmético que mais apresentou novidades em cores, novas técnicas de aplicação, texturas e desenhos. Mas os compostos químicos utilizados na composição de cada produto podem causar danos severos ao meio ambiente, principalmente se descartados de forma incorreta.
Segundo o consultor ambiental Alessandro Azzoni, o próprio fabricante deveria investir em postos de coleta de vidros e esmaltes vencidos para evitar essa contaminação, mas apenas uma marca do mercado possui um coletor que se encontra fixado em uma loja de cosméticos.
Se a embalagem de esmalte for descartada junto ao lixo comum, acaba sendo transportado para um aterro e ao quebrar, os compostos químicos entram em contato com o solo e atingem o lençol freático, podendo causar contaminação da água.
Para fazer a limpa nos vidrinhos que você já não usa mais, sem prejudicar o meio ambiente, veja o passo a passo para higienizar e descartar os esmaltes de forma correta e não prejudicar o meio ambiente:
1. Não jogue o vidro de esmalte no lixo comum
2. Se houver esmalte dentro, utilize-o para pintar algo (salto de sapato, copos, vasos, esculturas), senão derrame o esmalte sobre uma folha de papel, e espere alguns minutos até que a química evapore
3. Coloque um pouco de removedor de esmalte dentro do vidro seco e mexa até dissolver o restante do produto. Faça isso duas vezes
4. Com o vidro limpo poderá descartar junto com os demais vidros para reciclagem
5. Separando o vidro e o plástico da tampa cada um no seu respectivo lugar
6. O papel usado poderá ser descartado no lixo comum, pois o esmalte já secou e sua química evaporou