Na falta de um hidratante labial, o creme corporal pode ser usado para melhorar o aspecto dos lábios ressecados numa emergência. “Dá até para usar os hidratantes corporais nos lábios, mas é preciso estar atento para não engolir e não passar a língua na região”, esclarece. O gosto também, segundo a dermatologista, pode ser desconfortável. Hidratantes labiais são feitos para não sair facilmente com a saliva, por isso invista num ao passar pela farmácia.
Sabe aquela velha dica de passar óleo de amêndoas na pele seca, ou mesmo um azeite de oliva? Tá valendo. Os óleos vegetais freiam a desidratação e deixam a pele bloqueada contra a perda de água. “Qualquer óleo pode ser usado, eles são bons formadores de filme”, garante a especialista. Para restaurar a hidratação, não esqueça de hidratar com um creme adequado.
“Esfoliação para pele ressecada sempre piora”, alerta Fabiane Brenner. A técnica é bastante abrasiva e só deve ser feita se a pele estiver muito espessa. Com a esfoliação, a pele perde também sua proteção natural. Então, a dica é hidratar bastante depois do procedimento.
Usar pouco sabonete pode ajudar a manter a proteção natural da pele, evitando o ressecamento. Assim como não tomar banho muito quente, o uso de produtos muito abrasivos como sabonete para pele oleosa, e tônicos muito adstringentes deixam a pele mais seca naturalmente.
A velha dica de beber bastante líquido continua valendo. Durante o frio, muitas pessoas deixam de beber água e sentem menos sede. O corpo ainda tem a mesma necessidade de líquido então, segundo a dermatologista, é necessário manter uma hidratação mínima a base de água, sucos, chás.
Cabelos também sofrem O tricologista e terapeuta capilar do Instituto de Beleza Moça Bonnita, Arillson Christino, explica que o outono e o inverno são épocas propícias também para o aparecimento de doenças do couro cabeludo, como caspa, coceira, eczema, seborreia e até queda dos fios: “No frio, o couro cabeludo fica menos hidratado por falta de suor e com isso surgem todas essas doenças relacionadas ao ressecamento da região”, afirma. Ainda segundo ele, o ideal é que a temperatura da água seja ajustada para morna, e que o uso do secador seja associado a um protetor térmico que, além de dar mais brilho aos fios, protege os cabelos das ações provocadas pelo ar quente.





Natura, www.natura.net.
Drogaria Iguatemi, Pátio Batel.
Nivea, www.nivea.com.br.
Eucerin, www.eucerin.com.br.
Bepantol Derma, www.bepantolderma.com.br.