Moda e beleza

Sutiã na medida certa

Bruna Bill, brunag@gazetadopovo.com.br
26/02/2012 03:10
Um modelo inapropriado pode dar uma aparência de desleixo e causar problemas na coluna e até de respiração. Sem contar que a falta de sustentação pode, sim, provocar flacidez. “A lei da gravidade não perdoa ninguém. Mas, com o uso diário do sutiã adequado, é possível manter os seios no lugar por muito mais tempo”, garante Cíntia Castaldi, consultora de imagem.
Um dos problemas mais comuns é a mulher que tem seios fartos e costas estreitas. Nesse caso, o sutiã costuma ficar apertado no peito e certo nas costas. Já quem tem seios menores e sente a lingerie larga, tenta corrigir esse problema ajustando as alças, o que faz com que a parte de trás suba. Para acertar essas pequenas desproporções é que algumas marcas de lingerie vendem sutiãs com duas medidas diferentes, uma para as costas e outra para o bojo.
Soluções
O primeiro passo na busca pelo sutiã ideal é conhecer suas medidas, pois ele deve respeitar e se adaptar corretamente à proporção de costas e busto. As medidas necessárias são as duas circunferências: a do tórax (logo abaixo dos seios) e do busto. A medida do tórax corresponderá à numeração do sutiã e a medida dos seios vai determinar o tamanho de bojo, indo de A a D.
Além das medidas corretas, os modelos também podem ser com ou sem costura, com alças reguláveis, com ou sem bojo, tomara-que-caia ou nadador. A escolha fica por conta do modelo mais adequado à roupa que se vai usar.
Serviço
Fotos: Letícia Akemi
Modelo: Giovanna Dallarmi, da Primeira Linha Casting, fone: (41) 3014-8644 e site: www.primeiralinhacasting.com.br.
Lojas: Jogê, Shopping Mueller e ParkShoppingBarigui, fone (41) 3322-2826 e site www.joge.com.br. Hope, shoppings Mueller, Curitiba e ParkShoppingBarigüi, fone (41) 3022-2380 e site www.hopelingerie.com.br. Valisère, Rua Deputado Antônio Baby, 33 Batel, Shopping Mueller e ParkShoppingBarigui, fone (41) 3024-9396 e site www.valisere.com.br.