Técnicas de micropigmentação de sobrancelhas produzem resultados naturais
Redação, colaborou Ana Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
27/11/2017 16:48
Foto: Bigstock
Só quem tem falhas nas sobrancelhas sabe como a micropigmentação pode ser uma aliada e tanto para manter a simetria dos fios de uma maneira natural. Hoje há inúmeras técnicas capazes de proporcionar um resultado impecável, duradouro e, em alguns casos, quase indolor.
Também conhecida como maquiagem semipermanente, a micropigmentação de sobrancelhas tem durabilidade de nove a 18 meses. O tempo varia de pessoa para pessoa, já que depende da renovação celular e do tipo de pele – as oleosas tendem a durar menos.
Cada técnica tem um resultado diferente, portanto é importante definir o objetivo antes do investimento – os tratamentos, com retoques incluídos, custam cerca de R$ 600 a R$ 650 nos salões de beleza de Curitiba. Quem quer mais definição de formato pode optar pela técnica esfumada, que costuma realçar mais as sobrancelhas; se o desejo é obter um resultado bem natural, a dica é optar pelo microblading, que produz fios extremamente finos.
Conheça as diferentes técnicas de micropigmentação de sobrancelhas:
>> Esfumada
Semelhante à sombra esfumada que os maquiadores usam para corrigir algumas falhas, a técnica é indicada para pessoas que gostam de realçar um pouco mais a sobrancelha e buscam definição no formato.
>> Fio a fio
Acompanhando os fios da sobrancelha, são desenhados fios muito similares dando naturalidade ao formato. A modalidade é perfeita para quem quer corrigir falhas com um aspecto mais natural.
>> 3D
Usa um pigmento com efeito esfumado degradê. É indicada para mulheres que têm pouquíssimos pelos e não gostam da técnica fio a fio.
>> Microblading
Feita com uma pequena caneta chamada “tebori”, que tem uma navalha chanfrada na ponta (composta por diversas micro agulhas dispostas em posição diagonal). É recomendada para quem busca naturalidade, uma vez que proporciona fios extremamente finos.
>> Mista
Ideal para pessoas quase sem pelos. Primeiramente, é feito um esfumado, servindo como “pano de fundo” para depois desenhar os fios, analisando a melhor forma do caimento para eles. Os fios podem ser desenhados com dermógrafo ou tebori.
Contraindicações
Apesar de ser um procedimento muito simples e seguro, pois é usado pigmento mineral e materiais descartáveis, existem algumas restrições. Diabéticos, gestantes e lactantes, pessoas em tratamento médico, alérgicos e pessoas com problemas de cicatrização na pele devem solicitar uma avaliação médica e apresentar uma autorização ao profissional para realizar o procedimento.
Cuidados
Algumas dicas para garantir o melhor resultado:
– Evite exposição ao sol.
– Não use produtos com ácido para renovação celular.
– Não tome banho de mar ou piscina nos 15 primeiros dias após o tratamento.