A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço descreve os tipos de peelings existentes
A platina, metal precioso muito usado em joias, é o principal ativo de um novo peeling que está chegando às clínicas de estética. Feito em seis passos, o procedimento usa a nanotecnologia para tratar rugas finas, linhas de expressão e manchas superficiais. “A nanotecnologia permite que partículas minúsculas da platina penetrem nas diferentes camadas da pele, ativando a síntese de colágeno e elastina”, explica a fisioterapeuta dermato-funcional Wanessa Menezes, do salão Torriton Trend.
O metal é usado em duas das etapas. Após limpar o rosto do cliente, o profissional faz uma esfoliação com um pó que contém platina em sua composição. “O pó é tão fino que uma parte é absorvida pela pele e o processo de microtraumatização continua mesmo depois que a esfoliação mecânica acaba. É como se a pele ficasse com pequenos machucados, produzindo mais colágeno e elastina para sua regeneração”, explica Wanessa.
Em seguida, é aplicado um pré-peeling que prepara a pele para receber a platina. Parece uma folha de papel alumínio, só que muito mais fina, que é colocada sobre o rosto em pedacinhos. É nesta folha que está a platina nanoencapsulada, que atua no processo de renovação celular. Uma solução ativadora e um finalizador pós peeling completam o tratamento. Os últimos três produtos ficam na pele do paciente, que precisa lavá-la com bastante água depois de sete a oito horas.
O procedimento inclui ainda dois produtos que devem ser usados em casa, duas vezes ao dia. Um deles nos primeiros sete dias após o peeling e o outro por mais 21 dias. Durante todo o tratamento é necessário usar filtro solar com FPS de 30 a 50, dependendo do tipo de pele.
Descamação
A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço descreve os tipos de peelings existentes
A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço descreve os tipos de peelings existentes
• Superficiais
Atingem apenas a epiderme, camada mais superficial da pele, retirando as células mortas. Promovem uma melhora geral no aspecto da pele, mas não removem rugas profundas. Podem ser de cristal ácido salicílico, ácido retinóico, platina ou laser com baixa penetração. O salicílico é usado também em casos de acne e o retinóico, para manchas e rugas finas. Podem ser feitos em todos os tipos de pele e o número de sessões varia dependendo do caso. Não impede as atividades normais. Os cuidados incluem uso de água termal, creme hidratante e protetor solar.
• Médios
Chegam à derme, camada um pouco mais profunda da pele. Usados para remover rugas mais profundas e cicatrizes de acne. Podem ser feitos com ácido tricloroacético ou laser ablativo fracionado. É preciso ficar de três a sete dias sem sair de casa, usar máscaras de gel calmante e bloqueador solar. Podem ser feitas até três sessões.
• Profundos
Colunistas
Agenda
Animal