O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu a estilista Lenny Niemeyer para desenhar os uniformes de desfile do Time Brasil nas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto. A estilista participou do processo de seleção coordenado por Paulo Borges, diretor da Luminosidade, empresa responsável pelos principais eventos de moda do país, entre eles o SPFW. A C&A será a empresa responsável por fornecer os uniformes.
“Estamos muito felizes com o resultado final e temos a certeza de que os nossos atletas estarão muito bem vestidos e elegantes nas cerimônias dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Podemos afirmar que, como país anfitrião dos Jogos Olímpicos, o Brasil causará excelente impressão ao encerrar o desfile da cerimônia de abertura no dia 5 de agosto, no Maracanã”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman. Os atletas Vitor Penalber (judô), Marcus Vinicius D’Almeida (tiro com arco), Jade Barbosa (ginástica artística) e Ana Sátila (canoagem slalom) também puderam opinar.
Definido o conceito, foram convidados cinco estilistas de destaque no cenário da moda nacional para participar do processo. Os uniformes teriam que ser criativos e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas. “A criatividade e a vibração inerentes ao DNA da nossa moda são também ‘um ouro do Brasil’. Sempre acreditei nisso e há mais de 20 anos invisto todos os meus esforços para contribuir com o posicionamento da moda brasileira aos olhos do mundo. E em um momento em que todos os holofotes estão voltados para nós, quem melhor para vestir os nossos atletas que um criador brasieiro?”, afirma Borges, que criou há 20 anos a SPFW. Para ele, assim, a moda nacional estará presente no evento garantindo que os anfitriões apresentem ao mundo a nossa alma traduzida em design.
A estilista Lenny Niemeyer falou de sua alegria ao desenhar os uniformes do Time Brasil. “É com muito orgulho que aceitei o desafio de criar os uniformes oficiais da cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Minha inspiração veio da natureza com toda a diversidade do nosso país. A partir do verde, azul e amarelo da bandeira brasileira, criei uma estampa que remete aos nossos pássaros e flores tropicais, em tecidos leves que se movimentam ao vento e tons de areia do nosso vasto litoral. A modelagem é clássica e atemporal, reforçando o comprometimento e grandiosidade de um evento que vai ficar marcado na nossa história”, finaliza.