A coleção de primavera-verão da Miu Miu, a marca jovem da Prada, trouxe da Europa, em 2010, uma tendência que viraria febre quase dois anos depois por aqui. Lembra daquele desfile cheio de estampas de andorinhas, em que a alfaiataria da marca ganhava um ar divertido com golas destacáveis tipo “Peter Pan”, aplicadas em vários looks?
Desde então, não tem sido difícil encontrar atrizes como Keira Knightley e a it girl Alexa Chung usando o acessório. Até a Louis Vuitton e a Lanvin adotaram a ideia e produziram as golas-colar em metal. Nada mais apropriado para dar um toque diferente a camisas, blusas e vestidos. “A gola acrescenta informação visual, otimizando o uso do que se tem no guarda-roupa e acrescentando um toque moderno à combinação”, explica a consultora de imagem Patricia Nerbass.
Alguns cuidados são necessários para que a moda não transforme ninguém em vítima. Confira as dicas da consultora:
• A gola destacável, assim como uma camisa usada com o colarinho fechado, acrescenta volume na parte superior do corpo. Quem está acima do peso ou busca um visual mais alongado deve evitar as golas com acabamento arredondado. Opte por pontas alongadas e combine-as com peças decotadas.
• Um modelo discreto pode ser usado até mesmo em ambientes de trabalho mais formais, sobre uma blusa com gola arredondada.
• Os modelos com aplicações de pedras e paetês são ótimos para baladas e eventos noturnos.
• Para um visual mais moderno, combine com peças decotadas, destacando ainda mais os colarinhos. Vale também usar com peças diferentes como vestidos, tirando a suposição de que existe uma camisa por baixo.
• Para dar destaque à gola, prefira usá-la com blusas lisas ou com estampas discretas. O equilíbrio é importante para valorizar o acessório sem sobrecarregar a produção.
Monte a sua
A tendência apareceu em desfiles de marcas nacionais como Maria Filó e Juliana Jabour. Mas enquanto não chega definitivamente às lojas, há duas opções: comprar em sites estrangeiros ou fazer o seu próprio colarinho. A artesã Suzi Márcia, da Brigite Acessórios, ensina como:
• Materiais
Molde em cartolina ou papelão. Pedaço de couro de 25 x 25 cm, 10 cm de corrente dourada, 4 argolinhas douradas, 1 fecho dourado, 1 mini pingente para acabamento da corrente, 5 tachinhas, 1 tesoura, 2 alicates de bijouteria, 1 alicate de furo e 1 alicate de corte.
Serviço:
Consultora de Imagem Pessoal e Corporativa Patricia Nerbass www.patricianerbass.com.br. Suzi Márcia, Brigite Acessórios www.brigite.com.br
Colunistas
Agenda
Animal