Moda e beleza

Vida nova para o pescoço

Luís Filipe Lima, especial para a Gazeta do Povo
06/11/2011 02:03
“Quando há muita flacidez da pele, do músculo ou da gordura, essas partes tendem a cair e alteram a aparência do pescoço”, afirma o cirurgião plástico André Auersvald, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para o médico, as principais causas que motivam a cirurgia são a exposição excessiva ao sol, peles com muita acne e rostos com queixo pequeno, além da predisposição genética e do passar do tempo.
O dermatologista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jesus Santa­­maria, diz que o uso de protetor solar e o diagnóstico precoce é fundamental no combate às marcas do tempo. “É possível tratarmos a região do pescoço com a aplicação de botox ou intervenção de laser, mas em muitos casos, a cirurgia é o mais adequado.”
A cirurgia é feita por meio de um pequeno corte embaixo do pescoço, e com outro atrás da orelha, e, segundo Auersvald, é um processo simples. A pele é descolada para que se retire a gordura, se reposicione o músculo e se estique a pele. O cirurgião conta que o processo de recuperação dura por volta de dez dias e as cicatrizes são quase imperceptíveis, após certo tempo.
O acompanhamento de um fisioterapeuta e de um dermatologista é fundamental para a manutenção dos resultados. “Tra­­tamos a flacidez no pescoço principalmente com o uso de cremes hidratantes”, afirma Santamaria.
Para Auersvald, a definição do pescoço proporciona um resgate da autoestima dos pacientes, inclusive muitos homens. “Com os avanços da Medicina, é natural que todos queiram estar satisfeitos com sua aparência.”
Autoestima
A recepcionista Josiane de Ca­­margo tem 41 anos, mas não é exatamente com essa idade que ela se sente. “Depois da cirurgia plástica no pescoço, que fiz há quatro anos, foi como se tivesse rejuvenescido uns dez”, comemora. A autocrítica que a levou a fazer a cirurgia veio após a curitibana se ver em fotos e passar a se incomodar com o ‘papinho sobressalente’. “Levantou a minha autoestima e era o que faltava para dar o contorno ideal no rosto.”
Serviço: