A maquiadora Nikkie mostra a diferença no rosto com e sem make. (Imagem: Reprodução YouTube)
Casamentos já foram anulados porque o noivo só havia visto a noiva antes de maquiagem e há muito se fala em como o combo maquiagem mais pós-produção de imagem cria musas irreais da beleza feminina.
Se isso não é o bastante para convencer do poder da maquiagem, dê uma olhada em vídeos que viralizaram nas últimas semanas por mostrar transformações incríveis proporcionadas por técnicas de maquiagem:
1) Outra pessoa
No vídeo postado em 10 de maio, a youtuber e maquiadora americana Nikkie conta que gravou as imagens para mostrar que usar maquiagem não é motivo de vergonha, mas de alegria. Era uma resposta dela às recentes correntes de fotos “sem maquiagem” postadas por famosas e anônimas na internet — algumas até bem duvidosas quanto ao uso ou não de cosméticos. “Então, pensei que seria legal mostrar o poder da maquiagem. Uma transformação. Porque maquiagem é divertido!”, escreveu.
2) Um rosto que some
Já neste vídeo sem autoria definida, publicado no fim de maio, uma garota sul-coreana remove a maquiagem só de uma parte do rosto. A situação mostra como a maquiagem consegue deixar olhos mais abertos, mudar o tom da pele e “criar” sobrancelhas e bocas mais volumosas.
3) Autoestima
Nesse vídeo já famoso, publicado há cerca de quatro anos, a youtuber Cassandra Bankson mostra qual era a sua rotina diária para cobrir a acne grave que a incomodava desde a adolescência. Com maquiagem, ela consegue corrigir o tom da pele de forma bem surpreendente.
4) Novas cores
Na série de comerciais do corretivo Dermablend Professional, da L’Oreal, que foi ao ar em março de 2014, a universitária americana Cheri Lindsay mostra como a maquiagem permite esconder, quando quiser, o vitiligo — doença de causa desconhecida em que a pigmentação da pele é afetada. Nascida no Kansas, Cheri tem vídeos no YouTube em que conta como é viver com a doença. Ela não mostra problemas em mostrar como é a sua pele real, mas conta que às vezes é interessante passar despercebida da curiosidade alheia.
Também participaram da campanha Cassandra e Zombie Boy — como é conhecido o modelo Rick Genest, que tem o corpo coberto de tatuagens. Veja o vídeo dele (o mais famoso da campanha):