Quem vê as fotos de moda estampando o jornal de fim de semana ou as revistas do Viver Bem não sabe o número de processos e de pessoas envolvidas até chegar ao resultado final. Fizemos um step by step explicando tudo o que acontece antes, durante e depois da sessão de fotos com base na última capa da revista de Festa (confira o editorial e a matéria completa).
VÍDEO DO MAKING OF DA PRODUÇÃO DE CAPA DA REVISTA DE FESTAS. PRODUÇÃO LUC GAUTHIER.
BRIEFING
Tudo começa dentro da redação. Durante uma reunião entre o editor e o repórter responsável pela execução do trabalho é definido o tema da produção: o que é que queremos mostrar com ela. Que informação de moda gostaríamos de levar para os nossos leitores? No caso deste editorial, decidimos que gostaríamos de tratar os diferentes tipos de festa de fim de ano – envolvendo Natal e Ano Novo e contextos distintos. Assim, é feito um briefing com referência de imagens (o Pinterest é um bom aliado essas horas!).
EQUIPE
A repórter responsável pela produção coordena a equipe e convida a participar da sessão de fotos os profissionais que ela acredita que mais se encaixem com a proposta. É ela também quem deve criar o conceito, encontrar as locações, conseguir as autorizações, escolher os modelos e as marcas de roupa, sapatos e acessórios que farão parte do acervo utilizado. Logo de cara convidamos o fotógrafo Pablo Contreras, responsável por algumas dobradinhas de sucesso com a Gazeta do Povo, e os produtores de moda Christiano Kubis e Felipe Pereira. A partir as decisões são conjuntas.
Equipe que participou do editorial. Foto: Pablo Contreras.
ESCOLHENDO A LOCAÇÃO
Com o conceito todo escolhido é hora de pensar: onde a foto será feita? Em qual lugar gostaríamos de fazer uma festa? Decidimos fazer algo com helicópteros. A correria começou a partir daí, até encontrarmos a Helicon – que gentilmente cedeu o seu hangar e os seus helicópteros para a nossa produção (além de ficar o dia todo conosco lá!).
Momento do primeiro clique. "Temos dois minutos antes da chuva!". Foto: Mariana Lima.
PREPARATIVOS
Antes do dia das fotos, o fotógrafo costuma ir até a locação para dar o OK final. Ele também se encarregou de convidar a Mariana Lima para ser sua assistente e fazer cliques de making of, assim como o Luc Gauthier, que assina o vídeo. Os produtores de moda vão até as lojas para buscar peças que serão usadas na edição dos looks e a repórter ainda se preocupa com alimentação e outras questões que variam de acordo com a proposta – aqui, a busca foi por fogos de artifício.
Testes com sparkles antes do clique. Foto: Mariana Lima.
TRANSFORMANDO REFERÊNCIA EM REALIDADE
Saímos da redação da Gazeta do Povo logo após o almoço. Ao chegar no galpão, a equipe de cabelo e maquiagem começa a trabalhar. O styling pensado começa a virar realidade e deve ser aprovado pela repórter.
Equipe de beleza trabalhando. Foto: Mariana Lima.
PRODUÇÃO FEITA
Escolhidas as peças que serão usadas (ou não), agora precisamos montar o styling. Antes de vestir os modelos sempre escolhemos o local da foto e pensamos na cena, para saber se a roupa vai funcionar. Algumas fotos, por exemplo, pedem roupas com movimento, com fendas… Tudo isso é pensado.
Aprovação dos looks. Foto: Mariana Lima.
HORA DA FOTO
Por mais incrível que pareça, essa é a hora mais rápida da produção – principalmente quando você trabalha em locação externa e em dia de chuva. Na foto dos fogos de artifício, por exemplo, 33 segundos foram o máximo de tempo para o clique perfeito. Tudo é fotometrado, testado e meticulosamente observado antes de clique final. Depois de oito fotos diferentes, voltamos para casa por volta das 23h do mesmo dia.
Pablo Contreras em ação. Foto: Mariana Lima.
ENQUANTO ISSO…
Retoques no cabelo a na maquiagem. Foto: Mariana Lima. Muito vento e cabelo voando. Foto: Mariana Lima. Correria de produtores: os sapatos geralmente só são colocados nos modelos na hora da foto. Clique: Mariana Lima. Hora do Snapchat. Foto: Mariana Lima. Making of que não para. Foto: Mariana Lima.
JÁ PODE DESCANSAR?
Nada disso. Agora tudo o que foi selecionado para a produção precisa ser devolvido para as lojas em perfeito estado. O repórter precisa escrever o texto e o fotógrafo encaminhar o preview das fotos para que sejam escolhidas. Quem se envolve no processo é o próprio fotógrafo, repórter e editor do Viver Bem. Depois de aprovadas as fotos é hora do tratamento.
HORA DO SIM OU NÃO
Depois de receber as fotos tratadas o material passa pela aprovação interna. Geralmente não há problemas. Só aqui que sabemos o número final de páginas que teremos para aproveitar o material.
Serviço |Fotos: Pablo Contreras, www.ilexphoto.net, www.fotoviajante.net e (41) 9634-7869. Assistente de fotografia: Mariana Lima. Beleza: Marcos Duartte (maquiagem) e Nata Cunha (cabelo), Robert e Jéssica Polak (assistentes). Produção: Felipe Pereira e Christiano Kubis – Atelier Kubis. Fone (41) 3322-1633. Assistente: Ludimila Alves.Modelos: Francielle Felippe, Paula Kawanishi e Paolo Rauen (Mega Model Sul), Adri Grott (Staff Models) e Marcos Raddi (SM Models/CM RepArt). Lojas:VR, shoppings Crystal e Pátio Batel. Flávia Sidoli, Pátio Batel. Bazaar Fashion, Avenida Sete de Setembro, 5.769, Água Verde. Wooden Design. Gianni Cochieri. Kruzin. Rêve. Sept.is. Tatiane Jagher. GuerraGalas. W. Ritzdorf. Reptillia. (todas LabModa/Pátio Batel) Locação: Hangar da Helicon, táxi aéreo. Rua Pedro Zanetti, 316, Canguiri, Colombo. Fone (41) 3011-1177 e (41) 2109-1331. www.voehelicon.com.br. Agradecimento: Decoração (bolas de espelho, de ar e tapete) Ivo França, fone (41) 3040-0404 e (41) 9935-4270 e Helicon.