Moda e beleza

Xampu para cavalos não faz o cabelo crescer mais rápido e é perigoso

Bruna Covacci
10/03/2016 12:22
Thumbnail

Foto: Pixabay.

A ânsia de fazer os fios dos cabelos crescerem rapidamente fez ressurgir uma moda dos anos 1990: um xampu para cavalos. Reza a lenda que ele é utilizado por famosas como Kim Kardashian, Demi Moore e Jennifer Aniston. Chamado de Mane ‘n Tail, o produto já tem um representante no Brasil e pode ser encontrado no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Seu principal composto é o Monovin A utilizado para fortalecer e dar brilho na crina nos cavalos – nos animais ele é geralmente injetado. Se for apenas aplicado, a sensação de brilho é motivada pela oleosidade. De acordo com a dermatologista Fabiane Mulinari Brenner não existem evidências do uso do Monovin A em humanos, portanto não há segurança. Nem mesmo a Anvisa tem legislação específica para o assunto.

Já Karin Helmer, dermatologista da Cepelle, explica que o xampu contém muito aminoácido na composição e pode fazer mal para o cabelo. “Seu excesso deixa o fio elástico e quebradiço”, diz. Ainda segundo a especialista, a maioria dos xampus que promete ações para os cabelos não passa de lenda. “Como o produto é usado para lavar os fios, a partir do momento do enxágue ele perde o seu ativo, não funciona mais”, comenta. Promessas de melhorar a cosmética, como o uso do silicone para a maciez e evitar frizz e queratina para fortalecer ainda funcionam. “Mas o efeito do crescimento precisa ser aplicado no bulbo, não no fio. O tratamento não pode ser superficial”, completa.
A vitamina A, no entanto, pode sim ser usada com a finalidade de dar brilho, maciez e hidratação aos fios, mas só tem ação no crescimento quando o corpo precisa repor essa vitamina, quando ela estava em falta e é ajustada.