Saúde e Bem-Estar

Morfina acelera a morte? Veja 10 mitos sobre cuidados paliativos

Gazeta do Povo
02/08/2019 13:00
Thumbnail

Muitos mitos cercam os cuidados paliativos, quando o bem-estar do paciente, e não sua cura, estão no radar da equipe médica. Foto: Bigstock.

Quando chega o momento de recorrer ao cuidado paliativo, muitos mitos surgem entre os familiares de parentes nesse estado crítico.
Segundo texto publicado pelo Canadian Virtual Hospice, traduzido recentemente pelo médico José Carlos Aquino Campos Velho, há 10 principais informações falsas que são repassadas sobre este período.
Confira quais são esses mitos e quais fatos estão realmente por trás dessas informações.

1) Cuidado paliativo acelera a morte.

Cuidado paliativo não acelera a morte. Ele fornece conforto e a melhor qualidade de vida desde o diagnóstico de uma doença avançada até o fim da vida.

2) Cuidado paliativo é apenas para pessoas morrendo de câncer.

O cuidado paliativo pode beneficiar pacientes e familiares a partir do diagnóstico de qualquer doença que ameace a vida.

3) Pessoas em cuidados paliativos que param de comer morrem de fome.

Pessoas com doenças graves não apresentam fome e sede como as pessoas saudáveis. Quando deixam de se alimentar, morrem em decorrência de sua doença, não por fome.

4) Cuidados paliativos são fornecidos apenas em hospitais.

Cuidados paliativos podem ser fornecidos onde quer que o paciente esteja: domicílio. Instituições de longa permanência, hospices ou hospitais.

5) Precisamos proteger as crianças de serem expostas ao processo de morte.

Permitir que as crianças conversem sobre a morte e o morrer as ajuda a desenvolver atitudes saudáveis que podem ser benéficas quando adultas. Assim como os adultos, as crianças precisam de tempo para se despedir de pessoas que para elas são importantes.

6) A dor faz parte do processo de morte.

A dor nem sempre faz parte do processo de morte. Se a dor estiver presente próximo ao fim da vida, existem muitas maneiras de ser aliviada.

7) Medicamentos para dor em cuidados paliativos podem levar à dependência.

Manter a pessoa confortável frequentemente exige doses maiores de medicamentos para dor. Isso é resultado de uma tolerância a medicamentos, por uma adaptação do corpo, e não por dependência.

8) A morfina é administrada para acelerar a morte.

Doses adequadas de morfina mantêm os pacientes confortáveis e não aceleram a morte.

9) Cuidado paliativo significa que meu médico desistiu e não há mais esperança.

Cuidado paliativo oferece melhor qualidade de vida para aqueles diagnosticados com doença avançada. A esperança se torna menos relacionada a cura e mais em viver a vida de maneira mais plena possível.

10) Eu desapontei meu familiar porque sua morte não aconteceu em casa.

Às vezes, as necessidades do paciente excedem aquilo que pode ser oferecido em casa, apesar de todos os esforços. Garantir que o melhor cuidado seja fornecido, independentemente do local, não deve ser considerado um fracasso.
LEIA TAMBÉM