Saúde e Bem-Estar
OMS lista 10 perguntas sobre demência e Alzheimer. Faça o teste!

Um dos mais comuns sinais iniciais de demência é o declínio da memória de curto prazo e também a perda de quaisquer referências associadas a algum fato ou pessoa. Foto: Bigstock.
“A falta de conhecimento sobre a demência e sobre como alguém afetado pode se comportar levou ao estigma associado à doença. Esta campanha se concentra em aumentar as conversas sobre a demência, já que este é o primeiro passo para conscientizar, entender e quebrar barreiras do diagnóstico ao atendimento”, diz a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.
As mortes devido à demência mais que dobraram entre os anos 2000 e 2016, tornando-a a 5ª principal causa de morte global em 2016, em comparação com o 14º lugar em 2000.
> Acabamos com as fake news sobre as vacinas | Gazeta Explica
Responda agora*
Um dos mais comuns sinais iniciais de demência é o declínio da memória de curto prazo e também a perda de quaisquer referências associadas a algum fato ou pessoa.
Há rotinas tão corriqueiras que o indivíduo nem pensa para executá-las. Porém, quando ela começa a criar dificuldade para ser feita, como vestir-se, por exemplo, deve-se ficar atento.
Pessoas com demência frequentemente esquecem palavras simples ou usa palavras incomuns, o que dificulta a compreensão de sua fala ou escrita.
Perder-se em lugares conhecidos, esquecer onde se está ou como chegou ali e não saber como voltar para casa, ou mesmo não distinguir o dia da noite, são sinais que merecem atenção.
Indivíduos com demência podem se vestir de maneira inapropriada, usando várias camadas de roupa em um dia quente ou pouca roupa em um dia frio.
Dificuldade para acompanhar uma conversa ou controlar o pagamento das próprias contas são sinais de que algo não vai bem.
Colocar objetos em lugares estranhos, como um ferro de passar na geladeira ou um relógio de pulso no açucareiro são ações que podem indicar sinais de demência.
Tornar-se muito emotivo e apresentar rápidas oscilações de humor sem razão, ou mesmo passar a demonstrar menos emoção do que antes também pode indicar sinal da condição.
A pessoa com demência pode parecer diferente do habitual de uma maneira difícil de especificar. Ela pode se tornar desconfiada, irritável, deprimida, apática ou ansiosa e agitada, principalmente nas situações em que os problemas de memória causem dificuldades.
A pessoa com demência pode se tornar muito passiva, ficar sentada em frente à televisão por horas, dormir mais que o habitual ou parecer que perdeu o interesse em hobbies.
>> Quando a tristeza termina e começa a depressão: fique atento aos sinais
>> Estigma social é gatilho para três transtornos mentais em obesos