Saúde e Bem-Estar

Antes de fazer uma dieta detox: atenção aos cuidados!

Da redação
09/05/2017 09:00
Thumbnail

Dietas detox nem sempre são uma boa ideia. Veja os alertas! (Foto: Bigstock)

Exagerar em uma semana (ou no fim de semana) e tentar compensar na outra com uma dieta detox é comum, porém não muito recomendável. Esse hábito pode ter consequências importantes e deve ser evitado, visto que qualquer mudança radical na alimentação – seja para o bem ou para o mal – pode impactar a rotina do corpo.
Confira cinco pontos ruins das dietas detox, de acordo com informações do Rodrigo Polesso, especialista em emagrecimento, fundador do Código Emagrecer de Vez e certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos.

Atenção aos cuidados!

1) Dietas detox agridem o metabolismo

Quando você muda, de um dia para o outro, toda a rotina alimentar, o seu corpo sofre um impacto. Essa mudança afeta, principalmente, o metabolismo, que tenta ‘aprender’ o que você quer dizer com essa mudança da coxinha para o alface e leva um tempo até dar os resultados que você imagina.
2) Efeito rebote do peso
Como as dietas detox duram um tempo curto, e nem devem durar muito tempo, o efeito sanfona é um dos riscos. Quando você reduz, de forma drástica e errada, o consumo dos nutrientes, você acaba ‘incentivando’ o metabolismo a estocar energia mais facilmente. É como se o corpo pensasse: “Essa pessoa nunca mais vai comer muito na vida, preciso guardar energia”. Assim, o emagrecimento será mais difícil.

“As pessoas precisam buscar um emagrecimento permanente, um estilo de vida alimentar que as levem ao peso ideal e as mantenham lá e não somente buscar radicalismos para conseguir resultados rápidos que geralmente duram pouco e são mais um tiro no pé do que um benefício”, explica o especialista.

3) Sofrimento exagerado 
A restrição alimentar não é apenas o único obstáculo que a pessoa encontra durante uma dieta detox. Ela também pode criar problemas psicológicos, resultados da privação. “A ideia de que é preciso passar fome para emagrecer é um mito que precisa ser derrubado. Quem promete que vai começar o detox na segunda costuma exagerar na comida no domingo, e isso indica que a pessoa já está sofrendo por antecipação”, explica o especialista.
4) Declínio do bem-estar
Tentar perder peso rápido, com muito exercício físico e pouca comida, não funciona a longo prazo. Um estudo publicado ano passado pelo jornal norte-americano Obesity acompanhou os participantes do programa de entretenimento e de emagrecimento dos EUA “The Biggest Looser” durante seis anos – mesmo depois do fim do programa. A pesquisa mostrou que, mesmo muito tempo depois do programa, muitos dos participantes ainda estavam com o metabolismo mais lento que o esperado e outros voltaram ao peso antigo.
5) Acreditar em conto de fadas
Quando o peso diminui da balança em uma dieta detox, não se engane: não é gordura, são os líquidos. “Muitas pessoas acreditam que o detox funcionou e acabam repassando e popularizando a ideia errada. Na verdade, algumas pessoas emagrecem apesar do detox, porque acabam excluindo da alimentação açúcares, por exemplo”, finaliza o especialista.
Leia mais