Saúde e Bem-Estar
Até o estresse da volta às aulas pode causar caspas em crianças; saiba como evitar e tratar
Apesar de não ser contagioso e não oferecer riscos maiores à saúde, o aparecimento da caspa pode causar efeitos sociais e psicológicos nas crianças em idade escolar. Foto: Bigstock
“Existem várias situações que podem agravar a caspa como o hábito de dormir ou prender os cabelos úmidos, o suor excessivo, situações de estresse, variações de temperatura do corpo e do ambiente e a utilização de cosméticos agressivos ao couro cabeludo.”
“Em alguns casos mais graves, o dermatologista poderá receitar shampoos para o tratamento da dermatite seborreica a base de antifúngicos e ácido salicílico. A dermatite seborreica pode ser piorada pela presença de um fungo no couro cabeludo, mas não é contagiosa ou mesmo transmissível”, acrescenta a médica.
A médica Maraya Mainardi não indica shampoos caseiros, mas dá uma dica : “uma máscara capilar de iogurte natural pode acalmar e diminuir a coceira do couro cabeludo, que é um sintoma bastante frequente.”
2. Nunca deixar a criança dormir com o cabelo molhado. É imprescindível secar a raiz (isso vale para adultos também).
3. Sobre a frequência de lavagem, a recomendação da cabeleireira é lavar um dia sim e outro não. O suor causa coceira no couro cabeludo, mas lavar todo dia pode ressecar os fios e enfraquecer a raiz. Apenas o cabelo grosso e seco pode ser lavado a cada quatro dias.
4. Em caso de oleosidade excessiva, pode-se usar um shampoo adstringente para limpeza.
5. Se o cabelo estiver com caspa não é recomendado fazer hidratação nem usar cremes para pentear. É preciso remover a caspa com tratamento e só depois tratar os fios ressecados, com cuidado para os cremes não chegarem ao couro cabeludo.
6. O estresse com problemas familiares e troca de escola pode gerar também a alopecia que é a queda do cabelo. Neste caso, a cabeleireira recomenda procurar um dermatologista imediatamente.
7. O shampoo anti-caspa de adulto não é o mais indicado para crianças, mas pode ser usado uma vez por semana.