Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci e Estadão Conteúdo

Cirurgia para afinar rosto feita por atrizes é comum em Curitiba

Bruna Covacci e Estadão Conteúdo
19/07/2016 08:00
Thumbnail

Kim e Angelina.

Bochechudas. São essas as pessoas que procuram a “bichectomia”, procedimento estético que retira a gordura localizada dessa área do rosto. A técnica é famosa entre atrizes de Hollywood, como Angelina Jolie e Kim Kardashian, que ostentam rostos delineados. No Brasil, Glória Pires já realizou o procedimento em busca de um rosto mais fino.
O cirurgião Fernando Tenius explica o procedimento: “É realizado um corte na região interna das bochechas, para a retirada da Bola de Bichat, que é uma estrutura gordurosa presente entre dois músculos responsáveis pela mastigação”, diz. É uma gordurinha muito difícil de perder. Num processo de emagrecimento, Tenius afirma que ela costuma ser a última sobrevivente. Em casos contrários, quando alguém perde muito peso e quer ficar com o rosto mais “cheinho”, é possível fazer um preenchimento no local com ácido hialurônico, por exemplo.
Robson Netto, cirurgião plástico, diz que o procedimento é indicado apenas para pacientes que tenham uma proeminência dessa gordura. Todas as pessoas têm a Bola de Bichat, mas o tamanho considerado normal é o de, aproximadamente, uma polegada. Outro cuidado importante é o de se levar em consideração que com o processo natural de envelhecimento há uma diminuição da gordura.
Procedimento
A cirurgia dura entre 40 minutos e uma hora e o processo é irreversível, pois a gordura não se refaz. Os cuidados pré-cirúrgicos são como os dos outros procedimentos. Quanto à anestesia, é possível optar pela local ou geral, dependendo da escolha do médico e do paciente.
O também cirurgião plástico Sérgio Morum conta que não há grandes critérios para se realizar a cirurgia. “Ela é feita para fins estéticos. O cirurgião avalia o rosto do paciente, já que não é possível detectar a Bola de Bichat por exames. No momento, ele identifica onde está localizada a gordura, e a retira”, afirma.
Recuperação
Ela é curta e rápida. “Por ser um procedimento simples o prazo de recuperação é de uma semana, apenas. No primeiro dia, o paciente precisa cumprir uma dieta líquida fria ou gelada, e, no segundo, apenas dieta pastosa macia, como arroz e frango. Durante a recuperação, não é indicada a realização de atividades físicas”, afirma Morum. Já Tenius lembra que o resultado do procedimento não é imediato, por conta do edema. “Entre um mês e meio ou dois meses o rosto vai afinando aos poucos e fica possível se observar o resultado final”, diz. Os valores praticados em Curitiba variam entre 4 e 10 mil reais.