Estrogonofe cria “competição” entre ferro e cálcio. Veja 7 más combinações
Amanda Milléo
13/08/2019 18:00
A combinação do estrogonofe, de leite com carne, não é nutritiva. Foto: Bigstock .
Existem alimentos que ressaltam os aspectos positivos um do outro. Porém, há também aqueles casais que não combinam nutricionalmente, e prejudicam a absorção de vitaminas e proteínas.
Confira se você está juntando casaiserrados no prato, de acordo com as nutricionistas Telma Gebara, Cintya Bassi e Amanda de Sá Motta Regina.
Molho pronto na salada. Passe reto pelos molhos prontos feitos de iogurte. O cálcio do iogurte compete com o ferro da salada, atrapalhando a absorção dos dois nutrientes. Prefira azeite de oliva, óleo de semente de linhaça ou óleo de abacate, que ajudam a absorver os fitoquímicos dos legumes.
Café e chá com leite. Sim, eles estão juntos há muito tempo, mas não são tão bons assim. A cafeína do café e do chá inibe a absorção do cálcio do leite. Que tal experimentar o café/chá sozinhos na próxima vez? E sem açúcar!
Leite com chocolate. O cálcio também é menos absorvido pelo nosso organismo quando tomamos achocolatados, justamente pela presença do chocolate.
Queijo na salada. Pode deixar a salada mais atraente, mas o cálcio do queijo compete na absorção com o ferro das folhas na salada, prejudicando nutricionalmente a refeição.
Estrogonofe. Sim, é delicioso, mas é outro clássico caso de competição entre ferro e cálcio. O cálcio do creme de leite e o ferro da carne competem e um interfere na absorção do outro.
Carne vermelha, frango e peixe. Salada com atum e queijo, macarrão com carne moída e um peito de frango para fechar o prato não são boas opções. Muitas proteínasmisturadas atrapalham a digestão e a absorção.
Frutas e iogurte. Não são todas, mas se algumas frutas forem misturadas ao iogurte com a casca podem prejudicar a absorção do cálcio do iogurte. É o caso da maçã e da pera, cujas fibras carregam o cálcio, que é menos absorvido pelo organismo.