As palavras que os pais transmitem ao bebê, mesmo logo depois ao nascimento, agem como uma perfeita “refeição” ao cérebro do filho. Contar histórias e conversar sobre o dia a dia ajudam no desenvolvimento e maturação da linguagem, na alfabetização precoce, na preparação para a escola e no equilíbrio social e emocional da criança.
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No entanto, de acordo com os estudos de Meredith Rowe, especialista em alfabetização infantil da
Universidade de Harvard, não se trata apenas da
quantidade de
palavras que são ditas aos
bebês todos os dias, mas da
qualidade delas. “O foco em quantidade da conversa dos pais esconde o fato de que há mais componentes essenciais na comunicação entre pais e filhos que vão além de escutar mais palavras – especificamente, na sequência de desenvolvimento e qualidade”, comenta a especialista na publicação científica
Journal of American Medical Association.
A pesquisadora separou por idades, do nascimento aos 3 anos, quais são os temas que os pais deveriam focar nos momentos de interação com as crianças. Confira!
Do nascimento até os 6 meses
Sons exagerados e expressões faciais bem marcadas fazem com que os pais ganhem a atenção dos bebês, visto que uma conversa normal, sem abrir bem a boca, nem os olhos ou fazer uma careta não garante o foco da criança tão pequena. Portanto, responda exageradamente às balbucias dos filhos, e crie espaço para o aprendizado da linguagem.
Dos 6 aos 18 meses, ou um ano e seis meses
As palavras que os bebês conseguem entender, agora são várias. Eles conseguem identificar os seus narizes mesmo seis meses antes de falarem ‘nariz’. Eles aprendem mais pelas interações sociais e com os cuidadores que focam no ‘aqui e agora’, especialmente se têm objetos reais ou brilhantes. Esse é o momento de gesticular, apontar e nomear os objetos e tudo que o bebê quiser ver.
De 1 ano e seis meses até os 3 anos
O desenvolvimento cognitivo e verbal está em desenvolvimento e os pais devem começar conversas mais desafiadoras com as crianças. Pergunte “o que” e “onde”, revezem o momento de falar durante a conversa e use mais e diferentes palavras.
A partir dos 3 anos
Agora as crianças passam a aprender mais quando conversam sobre o passado e o futuro. Os pais podem ajudar nas habilidades de contar histórias das crianças, perguntando o que aconteceu primeiro e o que aconteceu depois – até mesmo gravando uma apresentação de dança ou de teatro da criança na escola, e depois perguntando a ela o que aconteceu antes e em seguida. Agora é a idade para perguntas como “por que” e “como”, e responda às dúvidas dos filhos com uma clara explicação.