Saúde

Especialista explica a diferença em entre rinite alérgica e não alérgica

Dr. Paulo Mendes Jr / Otorrinolaringologia / CRM 22667 | REQ 16683
13/11/2017 12:30
Thumbnail

Saiba a diferença entre rinite alérgica e não alérgica. / foto: Shutterstock

Por Curitiba ser uma cidade muito arborizada e que sofre com mudanças bruscas de temperatura em um mesmo dia, além da poluição e poeira doméstica, é comum que os curitibanos sofram com a condição.
Por isso, o Hospital IPO, referência na área de otorrinolaringologia, tem um Centro dedicado à investigação e tratamento da doença – o Centro da Rinite e Alergia do Hospital IPO.
Paulo Mendes Jr, médico otorrinolaringologista, é um dos integrantes deste Centro de Rinite e respondeu a algumas dúvidas sobre a doença. Confira:

Toda rinite é alérgica?

– Não, a rinite pode ser alérgica e não alérgica. Mas a maioria das pessoas tem as duas.

Qual é a diferença entre a rinite alérgica e não alérgica?

– Ambas apresentam praticamente os mesmos sintomas, que são a obstrução nasal, coriza, espirros e coceira. No caso da alérgica, os sintomas mais comuns são espirros e coceiras, enquanto que na não alérgica são a obstrução nasal e a coriza.

Como se descobre a causa da rinite?

– Qualquer paciente com suspeita de rinite deve fazer alguns exames. O principal é o teste cutâneo ou o prick test, feito na pele e realizado em crianças e adultos. Em 20 a 30 minutos, é possível descobrir a causa da rinite. São pesquisados ácaros (presentes na poeira doméstica), fungos (bolor e mofo), epitélio de animais (cão e gato), insetos, alguns alimentos e pólen (mato e grama).

Estamos na primavera, época em que o pólen predomina. Como prevenir a rinite causada pelo pólen?

– As principais causas da rinite são decorrentes do ácaro, e acomete o ano todo, piorando nos meses frios. Na primavera, o culpado é o pólen. Com o resultado do teste cutâneo positivo para essas substâncias, podemos orientar o paciente a fazer uma higiene ambiental e buscar tratamentos específicos, como a imunoterapia ou vacina para rinite.

Como funciona essa vacina para rinite?

– É um tratamento específico para pessoas que fizeram o teste cutâneo, com resultado positivo ao ácaro ou ao pólen. São gotinhas pingadas embaixo da língua em casa, realizado três vezes na semana por um período de 3 a 5 anos. Se for bem indicada, o paciente pode ter uma qualidade de vida de muitos anos.
Serviço:
CENTRO DA RINITE DO HOSPITAL IPO
41 3093 9796 • 41 3314 1500
Dr. Paulo Mendes Jr | Otorrinolaringologia
CRM 22667 | REQ 16683
Acesse e saiba mais em: