Saúde e Bem-Estar

Whatsapp é alternativa para quem busca motivação para emagrecer

Marja D. Nunes Kraft
23/07/2018 07:00
Thumbnail
Emagrecer e manter o peso é quase impossível para muita gente. São shakes, dietas e ginástica que são difíceis de seguir por muito tempo e, por fim, os quilos a mais acabam voltando. Segundo a OMS, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.
Diante deste cenário surgem os grupos de emagrecimento online como uma nova ferramenta para a perda e manutenção do peso. Esse tipo de serviço tem tido uma procura frequente e constante por sua dinâmica e pelos resultados apresentados. As principais vantagens são a flexibilidade de atendimento dos profissionais e a motivação e engajamento dos participantes. 
Diversos fatores colaboram para os fracassos na busca por um corpo saudável e, ao pensar em minimizar os efeitos dessa frustração, a nutricionista Claudia Becker e a fisioterapeuta Luana Fabiano se uniram à entusiasta Roberta Lemos para formar o grupo curitibano de emagrecimento online Desafio Yolo Clube Fit o Viver Bem foi convidado a testar a ferramenta. 
Além da técnica motivacional, o programa traz e-books de receitas, desafios semanais, vídeos com exercícios e receitas saudáveis para o dia a dia. As profissionais estão disponíveis diariamente para responder as dúvidas das participantes e darem conselhos e orientações. “A ideia do Desafio é incentivar um novo estilo de vida de forma gradativa, simples, consciente, divertida e motivadora”, explica a nutricionista.

Como funciona

O grupo fechado e 100% feminino foi criado justamente para aqueles que não têm muita disponibilidade de horários. As participantes ganham estímulos assim que entram no grupo (via  WhatsApp). Desafios constantes como postagem de fotos dos pratos e dos exercícios fazem parte da rotina que dura, em média, 25 dias.
Os exercícios funcionais e de pilates enviados semanalmente pela fisioterapeuta da equipe podem ser realizados em casa, o que facilita na correria do dia a dia. A técnica da barriga negativa (LPF) também é passada pela fisioterapeuta (e é  o grande diferencial do Desafio Yolo Clube Fit).
A fisioterapeuta Luana Roberto envia técnicas e orientações sobre a técnica da barriga negativa (LPF) durante o programa. (Foto: divulgação).
A fisioterapeuta Luana Roberto envia técnicas e orientações sobre a técnica da barriga negativa (LPF) durante o programa. (Foto: divulgação).
Para a representante comercial Evenise Witoslawski, que participou do mesmo grupo, os pontos fortes são o compromisso e a troca entre as participantes, que muitas vezes têm as mesmas dificuldades.

“O simples fato de ter que fotografar nosso prato faz com que analisemos constantemente o que estamos fazendo. Sem falar na troca que temos com o outro com receitas, e também dividindo fraquezas individuais de cada um”, conta Evenise.

Evenise Witoslawski (de branco) participou do grupo online e destaca a troca de experiências entre as participantes. Na foto, com outras participantes do Desafio Yolo Clube Fit. (Foto: arquivo pessoal).
A professora Claudia Janoski passou a olhar para os alimentos de forma diferente durante sua participação no programa. “Além de cuidar de mim passei a cuidar de todos da família, pois o grupo trabalhou a reeducação alimentar nos munindo com informações sobre os alimentos e como utilizá-los de forma adequada para o bem do corpo, e não com dietas milagrosas.

“Aprendi o quanto comia errado e agora evito alimentos industrializados e processados trocando por alimentos de verdade”, comenta.

Claudia Janoski mudou sua relação com a comida e levou os ensinamentos do programa para toda a família. (Foto: arquivo pessoal).
Pessoas que passam por várias dietas e sem ter resultados podem encontrar uma solução dentro de grupo de emagrecimento porque é possível que o problema dessa pessoa não seja a dieta, mas sim o aprendizado (ou a falta dele), diz a nutricionista Cláudia Becker.
“Não prescrevemos dieta porque acreditamos que não são efetivas a longo prazo. Queremos que as participantes obtenham conhecimento de como se alimentar melhor, como combinar alimentos, saibam identificar as suas necessidades individuais e encontrem atividades que lhes deem prazer. Desta forma, conseguem um resultado significativo na melhora da saúde num processo contínuo e permanente”, salienta Cláudia.

Emagrecer em grupo tem muitas vantagens tanto para os participantes como para os profissionais:

Para os profissionais:
  • Atendem mais pessoas em menos tempo;
  • Ensinam de forma dinâmica sobre os hábitos de vida saudáveis;
  • Usam ferramentas online de forma ética;
  • Trabalham em horários mais flexíveis;
Para os participantes:
  • Motivação recebida pelo grupo;
  • Resultados mais duradouros;
  • Acesso a mais uma forma de atendimento;
  • Trocas constantes entre os participantes e os profissionais;
  • Melhor forma de aprendizado

Serviço:

A próxima turma Desafio Yolo Clube Fit tem início no dia 9 de agosto. As inscrições podem ser feitas aqui ou diretamente pelo WhatsApp (41) 99975-0418.  Valor: R$ 99.
LEIA TAMBÉM: