Dois colírios saem do mercado; o que fazer em caso de descontinuação de medicamentos
Redação
27/07/2018 10:37
Colírios deixaram de ser fabricados por problemas técnicos no laboratório. Foto: Bigstock
Dois colírios indicados para tratamento de conjuntivite e irritações oculares e para catarata tiveram suas fabricações suspensas por problemas técnicos do laboratório terceirizado que os fabricava. Os colírios de Euphrasia Officinalis (para conjuntivite) e Cinerária Marítima (para catarata) são comercializados pela Farmácia e Laboratório Homeopático Almeida Prado, mas deixaram de ser fabricados temporariamente e sem data para voltar ao mercado.
O farmacêutico responsável da Almeida Prado, Ezequiel Paulo Viriato, informou que, juntos, eram fabricados 30 mil lotes mensais dos colírios. Ele explicou que o problema técnico que afetou o laboratório foge da responsabilidade da farmacêutica, mas que a empresa já está reformando uma sala dentro da fábrica para voltar a produzir o medicamento, dessa vez de forma própria.
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A medida, no entanto, deve levar um ano para ser colocada em prática. “Até lá esperamos que o laboratório resolva o problema técnico, mas não temos como prever isso”, disse o farmacêutico.
Informado pela Anvisa
A descontinuidade do medicamento foi informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio de edital e no site da agência. É o que acontece quando um medicamento deixa de ser fabricado. A Anvisa explica os motivos que podem levar à falta do medicamento no mercado: “Uma das possíveis causas é a descontinuação temporária ou definitiva de fabricação pelo laboratório. Nesses casos, os fabricantes devem informar à Anvisa essa interrupção com no mínimo seis meses de antecedência, conforme a RDC nº 18/2014″.
O que fazer?
Os motivos para um medicamento não serem encontrados no mercado podem variar desde a falta de registro, cancelamento de registro, problemas de distribuição ou qualidade. Em qualquer um dos casos, a Anvisa indica para entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para saber se há realmente algum problema e onde o medicamento pode ser encontrado.
Se você suspeita que o medicamento não está sendo fabricado, faça a denúncia para a Anvisa na Central de Atendimento Anvisa (0800 642 9782).