Saúde e Bem-Estar
9 coisas que você nunca deve falar para uma pessoa com câncer

Um diagnóstico de câncer pode dar um "nó na língua" de amigos e familiares ou levá-los a fazer comentários inapropriados, apesar de bem-intencionados. Saiba o que não dizer. Foto: Bigstock
Algumas pessoas que não sabem o que dizer simplesmente evitam o paciente de câncer por completo, um ato que pode ser mais doloroso do que falar ou fazer algo errado.

No entanto, “palavras de otimismo podem funcionar no curto prazo, mas com o tempo acabam levando o paciente a sentir culpa se o câncer for mais virulento e derrotar os esforços da pessoa”, afirmou ele.
Mais ações, menos palavras
O silêncio se torna o espaço para respirar no qual as pessoas com câncer podem começar conversas difíceis”, escreveu ele.
2) Não fale sobre outros pacientes com cânceres similares, mesmo que tenham se curado; dois cânceres não são parecidos. Tudo bem, no entanto, perguntar se o paciente gostaria de conversar com alguém que já passou pela doença.
3) Não diga que o paciente tem sorte de sofrer de um tipo de câncer e não de outro, o que minimiza o sofrimento pelo qual a pessoa está passando. Não há nada de sorte em ter câncer, mesmo que seja um câncer “bom”.
4) Não diga “Eu sei como você se sente”, porque você não pode saber. Melhor perguntar: “Você quer falar sobre como está se sentindo, como ter um câncer está afetando você?”
5) Não dê informações sobre tratamentos não comprovados ou médicos com credenciais questionáveis.
6) Não sugira que o estilo de vida da pessoa é responsável pela doença, mesmo que possa ter contribuído. A culpa não vai ser útil. Muitos fatores influenciam os riscos de câncer; mesmo para quem fumou a vida toda, ter câncer frequentemente é apenas falta de sorte.
7) Não pregue que o paciente deve pensar de maneira positiva, o que pode causar sentimentos de culpa se as coisas não correrem bem. Melhor dizer, “Estou do seu lado não importa o que aconteça”, e realmente estar.
8) Não pergunte sobre o prognóstico. Se o paciente resolver falar sobre isso, não tem problema conversar sobre as implicações. Se não, melhor sufocar sua curiosidade.
9) Não sufoque o paciente com seu próprio sentimento de angústia, embora não tenha problema dizer: “Sinto muito que isso tenha acontecido com você”. Se você está se achando sobrecarregado com a perspectiva de interagir com uma pessoa com câncer, melhor falar, “Não sei o que dizer”, do que não dizer nada ou evitar a pessoa, que pode se sentir abandonada e pensar que você não se importa.


