Saúde e Bem-Estar
Pancada no olho pode acabar em cirurgia de emergência

Pancada no olho pode levar a danos irreversíveis. Foto: Bigstock.
A recomendação geral dos oftalmologistas é que sempre que houver um trauma na região dos olhos, seja procurado um especialista o quanto antes.
“Pode ocorrer ruptura do globo ocular, hemorragias, descolamento de retina, processos inflamatórios, aumento da pressão ocular e outros danos. Quanto mais cedo for feito o atendimento, avaliação e conduta, melhor o prognóstico com relação a eventuais sequelas”, explica o oftalmologista Newton Pereira Duarte Filho.
“Sinais e sintomas como dor, vermelhidão ocular e baixa de visão podem indicar que houve lesão e exigem um atendimento imediato, pois o tempo para o início do tratamento é fundamental. A baixa visual pode ser a visão mais borrada, como uma perda de foco, ou a presença de manchas escuras ou pretas em parte do campo visual”, alerta o oftalmologista cooperado da Unimed Curitiba e presidente da Sociedade Paranaense de Oftalmologia, Otávio Siqueira Bisneto.
Sangramentos A região dos olhos pode sangrar de três modos diferentes 1 – Sangramento dentro da pálpebra superior, inferior ou ambas: esse hematoma não compromete a visão e será naturalmente reabsorvido em alguns dias, não necessitando de tratamento obrigatório. 2 – Sangramento na superfície ocular, sobre a esclera (parte branca dos olhos), o hiposfagma: uma mancha de sangue será observada sobre a esclera. Não há comprometimento da visão, o sangue será reabsorvido em alguns dias e só é necessário acompanhamento, sem nenhum tratamento específico. 3 – Sangramento dentro do olho (hemorragias vítreas): pode atingir diferentes estruturas, com queda variável de visão. Nesse caso, um atendimento especializado é necessário, pois em alguns acidentes pode haver inclusive indicação cirúrgica para evitar sequelas visuais.
“Independentemente de sintomas ou da ausência deles, em um primeiro momento, a pessoa pode não notar alterações ou não sentir, por exemplo, aumento da pressão ocular. Difícil também é perceber um descolamento de retina periférico. Essas lesões podem evoluir em um ou dois dias para casos mais graves e de pior prognóstico quanto à permanência de sequelas”, orienta Newton.
*Nome fictício.