Saúde e Bem-Estar

As tosses não são todas iguais! Confira a diferença entre elas

Amanda Milléo
20/04/2014 03:07
Thumbnail

A tosse mais seca normalmente indica um processo alérgico e, por irritar muito, o paciente é orientado a tomar algum medicamento sedativo.. Foto: Bigstock.

Tossir não é um problema, mas um indicativo de que algo pode estar errado com as vias respiratórias e, em muitos casos pode ser também, a própria solução.
Mecanismo de defesa do pulmão, a tosse elimina as secreções que podem conter bactérias e vírus causadores de doenças, contribuindo na recuperação.
Impedir a tosse com medicamentos, portanto, não é indicado por pneumologistas nem para crianças, nem para adultos e idosos.
Sintoma de diversas doenças, a tosse se diferencia primeiramente pela duração. Até três semanas, é conhecida como tosse aguda e pode ser reflexo de uma gripe, resfriado ou rinite.
Mais que isso, passa a ser crônica, indicando uma bronquite crônica, asma ou até mesmo doença do refluxo gastroesofágico.

“A tosse subaguda é persistente, com duração de três a oito semanas e é geralmente uma complicação das causas de tosse aguda. Exige uma investigação para excluir a tuberculose”, explica o pneumologista autor do livro Pneumologia no Consultório, Sérgio Saldanha Menna Barreto, pela editora ArtMed.

Além do tempo, a forma como a tosse se apresenta também explica sua origem. Carregada, indica uma infecção e não deve ser desconsiderada pelo paciente, segundo a pneumologista do serviço de pneumologia do Instituto Mãe de Deus Center, Maria Eunice Moraes de Oliveira.
A tosse mais seca normalmente indica um processo alérgico e, por irritar muito, o paciente é orientado a tomar algum medicamento sedativo.
“A tosse não desaparece, mas o desconforto é reduzido. A tosse seca atrapalha a noite, dificulta o sono, dá sensação de desmaio e muita exaustão”, afirma o professor de pneumologia da PUCPR, Paulo Roberto de Miranda Sandoval.

Sinais

O tipo de doença depende da cor que a secreção apresenta:
• Tosse com escarro claro normalmente está associada à bronquite crônica
• Tosse com escarro amarelado ou esverdeado sugere infecções
• Tosse com escarro com raias de sangue (hemoptise) pode estar associada, mais frequentemente, à pneumonia, tuberculose, câncer, presença de infecção agressiva no pulmão e bronquiectasias (dilatação dos brônquios, como na fibrose cística)
• Tosse seca é comum em infecções virais das viras aéreas superiores e asma
Hipertensivos
Alguns medicamentos, especialmente os indicados contra a hipertensão, podem causar tosse. Confira com seu médico se o seu remédio não é a causa do problema, antes de tomar xaropes.
É importante se atentar também quando a tosse é persistente, pois o aumento nos casos de tuberculose na última década preocupa especialistas.
Um diagnóstico tardio pode trazer sequelas graves ao pulmão, pois o bacilo da doença acaba formando cavidades no órgão.
VEJA TAMBÉM