Saúde e Bem-Estar
Saiba por que dormir mal afeta crescimento das crianças
Crianças que dormem mal não tem todas as fases do sono completas, consequentemente não há a liberação de todos os pulsos de GH. Foto: Bigstock.
“A secreção desse hormônio ocorre principalmente a noite, no início das fases 3 e 4 do sono. Crianças que dormem mal não tem todas as fases do sono completas, consequentemente não há a liberação de todos os pulsos de GH”, diz a otorrinopediatra do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba, Scheila Gambeta Sass.
Os sinais de apneia, segundo a otorrinopediatra, são roncos (altos ou não) todas as noites, não necessariamente durante a noite toda; ruídos que indicam respiração difícil, piores quando estão deitadas de barriga para cima; pausas curtas da respiração; respiração bucal, dorme com boca aberta, dificuldade de respirar pelo nariz; sono agitado, muda a posição muitas vezes na cama, acorda várias vezes a noite; fazer xixi na cama (mais importante se a criança já havia parado de fazer xixi na cama); baixo desempenho escolar, hiperatividade, irritabilidade, sonolência excessiva diurna, desatenção; dor de cabeça pela manhã, entre outros.