Saúde e Bem-Estar

Alivie o esporão de galo

Adriano Justino
11/12/2014 02:08
Thumbnail
Dores nos pés durante os exercícios físicos e ao descalçar sapatos de salto, dificuldade para dar os primeiros passos do dia e de levantar os dedos com a planta dos pés no chão, sensação de encurtamento dos músculos da panturrilha e queimação na planta do pé são alguns dos alertas do esporão de galo. Também conhecido por fascite plantar, esporão do calcâneo ou esporão de calcanhar, trata-se de uma inflamação que gera um crescimento no osso do calcanhar, o calcâneo. O fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro, desenvolveu uma cartilha com exercícios que visam ajudar a aliviar os sintomas
1. Ande descalço em terreno regular sempre que possível, pois isso favorece o alongamento da planta do pé.
2. Ao acordar, ainda deitado de costas, aponte os dedos dos pés em direção à cabeça por 20 segundos; repita o movimento cinco vezes.
3. Alongue a planta do pé. Apoie os dedos dos pés na parede e o calcanhar no chão, então escorregue os dedos devagar até que a sola do pé encoste totalmente no chão. Repita esse movimento oito vezes por dia em cada perna.
4. Alongue a panturrilha usando uma rampa (que pode ser feita em casa ou improvisada). Enquanto uma perna descansa no alto da rampa, a outra fica na base com o joelho esticado. Mantenha o calcanhar na rampa e aproxime o corpo do apoio. Deixe a coluna reta e segure a posição por 20 segundos. Faça este exercício oito vezes em cada perna.
5. Repita o movimento anterior agora com o joelho dobrado. Também por 20 segundos e oito vezes em cada perna.
Diabete e o clima
Exame raro e de alta complexidade reduz riscos para gestante