Saúde e Bem-Estar

Aposte no verde!

Denise Drechsel
31/10/2005 00:51
denised@gazetadopovo.com.br
Não é preciso ter “mão” ou “jeito” para cuidar de plantas. Nem conversar com elas – sem condenar quem o faça. Muito menos deixar o seu orçamento no vermelho. Basta contar com técnicas e dicas de especialistas para transformar um espaço vazio e frio em algo alegre e aconchegante.
“Para planejar a melhor opção para cada ambiente é necessário avaliar antes o espaço, a luminosidade e a aeração do local”, explica o técnico florestal Baldur Nikkel, da Chácara Flor da Suissa.
As plantas necessitam de luz solar para fazer a fotossíntese, de água para assimilar os nutrientes do solo e de ar para respirar. “A planta não percebe a luz artificial, portanto, no apartamento ou no escritório, o melhor é apostar em plantas que exijam menos luz solar e colocá-las o mais próximo de janelas e sacadas. Quanto à água, não adianta dar um banho e depois passar muito tempo sem molhar”, exemplifica Nikkel.
Para áreas externas, a dica de Gilberto Matter, engenheiro florestal e paisagista, do Centro de Paisagismo e Jardinagem, é preferir as novas tecnologias de adubação e manutenção para garantir a durabilidade. “Nesse campo, como em tudo, o barato sai caro. Plantas e solos malcuidados estragam rapidamente. Um projeto bem feito, por outro lado, possibilita ter o “jardim do sonhos” com o melhor preço possível”, afirma.
O alimento
Os principais nutrien-tes para o bom desenvolvimento das plantas são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Esses elementos, que são encontrados nos adubos naturais, têm funções específicas: o N contribui diretamen-te no crescimento da planta, o P no seu florescimento e frutificação e o K torna os tecidos vegetais mais resistentes a pragas e doenças. Quanto à textura, a terra não deve ser argilosa ou, seu oposto, arenosa. Atualmente os substratos, à base de turfa são preferidos à terra por serem ricos em nutrientes e, portanto, mais econômicos pela du-rabilidade e qualidade. Os vasos de plantas devem ser impermeabilizados para evitar a perda de água, que po-de dificultar a ingestão dos nutrientes pela planta, facilitar a presença de fungos, além da possibilidade de estragar o ambiente onde estiver colocado.
Flores
O ambiente onde estão deve ter acesso a muita luz solar. Como qualquer outra planta, não funciona deixá-las em um local escuro e fazer um rodízio sob o sol em alguns horários do dia. Algumas espécies necessitam de cuidados especiais, como as orquídeas, que são bastante sensíveis a microorganismos.
Clima
Não adianta insistir: plantas tropicais não combinam com o clima frio de Curitiba. A grama esmeralda, por exemplo, a longo prazo causa problemas sérios de fungos e a conseqüente contaminação da grama. Flores como a helicônia, além de caras, também não sobrevivem à umidade. Mesmo à venda em alguns estabelecimentos comerciais da cidade, o melhor é consultar um especialista antes de investir muito dinheiro nessas espécies.
Hortaliças
Não é impossível cultivar certos vegetais até no apartamento, desde que as plantas te-nham acesso a grande quantidade de luz so-lar na sacada, por exemplo, e sejam adubadas generosamente com opções naturais. Nas boas casas de jardinagem é possível comprar mu-das a preços aces-síveis e cultivá-las em casa sem a adoção de agrotóxicos e ferti-lizantes químicos.
Dicas gerais
• O bambu é uma opção para quem quer aumentar o muro – e a privacidade.
• Na hora de comprar bromélias, repare se a sua estrutura está isenta de machucados. Isso sinaliza que elas foram cultivadas legalmente ao invés de terem sido extraídas da mata.
• Espécies de plantas como a “comigo-ninguém-pode”, são veneno-sas e devem ser evitadas em locais com crianças.
• Ao optar pelos cedros no jardim, lembre-se de reservar um raio de circunferência proporcional à sua expectativa de crescimento. Peça ajuda para um especialista.
• As palmeiras normalmente são ótimas opções para dentro de casa. O bambu mossô, pelo contrário, não sobrevive muito tempo em ambientes com pouca luz solar.
Serviço: Chácara Flor da Suissa, Rua Desembargador Antonio de Paula, 2.510, fone (41) 3286-4948, site www.flordasuissa.com.br / Centro de Paisagismo e Jardinagem, do engenheiro agrônomo e paisagista Gilberto Matter, Rua Gonçal-ves Dias, 609, fone (41) 3243-0863; site www.paisagismobrasil.com.br.