A ideia de que existe somente uma postura correta para todas as pessoas está errada, segundo o fisioterapeuta Leonardo Machado, criador do conceito de Saúde Interativa (Sin). Cada pessoa busca a posição que lhe for mais confortável e isso nem sempre está errado, pois a postura correta é muito individual, de acordo com o fisioterapeuta.
“Existem os padrões ergonômicos, mas muitos são prejudiciais, como a cadeira, por exemplo. Ela serve para o nosso conforto, mas impede alguns hábitos e flexibilizações de movimentos que somos acostumados. Gradualmente, ela impede que o corpo se movimente com grande amplitude”, explica.
Para saber se a postura que a pessoa costuma adotar é a melhor para ela, Machado questiona o paciente: “Essa posição é a mais confortável para você? Se for, não corrija! Seu corpo se adapta a essa posição porque ela tem uma finalidade para o corpo”, diz.
Caso a pessoa sempre “corrija” a posição a que está adaptada, esses movimentos podem formar tensões musculares que são lesivas à coluna, levando a um processo degenerativo. “A postura mais confortável pode não ser a mais ergonômica, mas a pessoa não vai ficar o tempo todo naquela posição. Se ela tiver uma multiplicidade de adaptações na cadeira, está tudo bem.”
Encontrou sua postura ideal?
Responda ao questionário e descubra se você encontrou a melhor postura para seu corpo:
- Você consegue ficar em várias posições ao sentar, ou só uma? Se for uma única posição, pode ser um sinal de alerta de tensões que o corpo está sofrendo.
- Você sente dor ao se acomodar na cadeira, no sofá? Isso pode indicar que seu corpo não conseguiu se adaptar a diferentes meios. É hora de procurar por ajuda.
- Você se sente confortável em qualquer ambiente? Parabéns, você encontrou as melhores posturas para o seu corpo. Tente não corrigi-las, pois o corpo tem uma finalidade ao se adaptar a elas.