Enquanto o verão não chega para acelerar o bronzeado, incluir algumas frutas e verduras chaves na alimentação pode ajudar no preparo da pele e até mesmo aumentar o tempo de permanência da “cor do pecado”. A alta concentração da pró-vitamina betacaroteno na cenoura, abóbora e manga protege o DNA na pele da ação ultravioleta do sol ao mesmo tempo em que auxilia a produção da melanina, favorecendo o bronzeamento.
A cenoura é uma das primeiras opções quando o assunto é “ter e manter a cor do verão”, mas o betacaroteno também pode ser encontrado na manga, melancia, abóbora, laranja, beterraba, acerola, mamão, tomate e brócolis. De acordo com a dermatologista do Centro Especializado da Pele (Cepelle), de Curitiba, Karin Helmer, para que o corpo esteja preparado para o sol e os efeitos sejam concretos, o consumo deve ocorrer todos os dias, em pelo menos uma refeição. “Pode-se obter através dos alimentos ou mesmo em cápsulas da vitamina. São doses altas, mas que podem começar a ser tomadas um mês antes do verão”, explica. Quando indicado o consumo do betacaroteno em comprimidos, ele deve ser prescrito pelos dermatologistas.
Ação antioxidante
Além de proteger e incentivar o bronzeamento, esses alimentos possuem ação antioxidante e são normalmente indicados em conjunto com fontes de vitaminas C e E. Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Flávia Ravelli, a associação aumenta a proteção do DNA celular na pele, mas não exclui o uso do protetor solar. “Os alimentos com alta concentração da pró-vitamina não protegem contra o câncer da pele. Podem até diminuir a queimadura, mas não impedem que a pele queime”, afirma.
Cozido ou cru
A forma de preparo dos alimentos não influencia a absorção, segundo a dermatologista da SBD, mas o ideal é sempre o mais cru possível. “Uma leve refogada não faz mal, mas é bom evitar cozinhar muito, para que o alimento não perca a ação protetora”, explica.
Colunistas
Enquete
Animal