Saúde e Bem-Estar

Tomate e azeite! Veja mais combinações que turbinam seu prato

Amanda Milléo
19/07/2019 08:00
Thumbnail

Tomate e óleo de oliva é uma das combinações que ajudam a potencializar o aspecto nutricional de seu prato. Foto: Bigstock.

Existem alimentos que são excelentes sozinhos, mas que combinados com outros são capazes de fazer com que o potencial nutritivo da refeição dispare. É a chamada sinergia dos alimentos.
Confira quais são as combinações mais interessantes para fazer no dia-a-dia com as explicações das nutricionistas Telma Gebara, Cintya Bassi e Amanda de Sá Motta Regina.
Azeite o tomate!
Cortou um tomate? Não hesite, e derrame uma boa porção de azeite de oliva sobre ele. O tomate é fonte de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes, como o licopeno e os carotenoides, que precisam de uma gordura boa, como o azeite, que consegue fazer o transporte e auxiliar na absorção das vitaminas antioxidantes.
Guacamole? Sí!
Não é muito fã do azeite de oliva? Troque pelo abacate, que também é uma gordura boa.
Manga, cenoura e óleo de coco
O betacaroteno, presente na manga e cenoura, precisa de fontes de gordura para a absorção dos fitoquímicos. Para isso, o óleo de coco.
Condimente a carne!
Esqueça o sal grosso. Que tal incluir no tempero do próximo churrasco o alecrim? Além de ser antioxidante, que combate os radicais livres, é um agente que bloqueia substâncias cancerígenas.

Abacaxi de sobremesa, sim! Uma revirada de olhos para quem acha que fruta não é sobremesa. O abacaxi é fonte de uma proteína especial, a bromelina, que ajuda na digestão de carnes vermelhas. Mesmo assado, como é comum encontrar em churrascarias, o abacaxi não perde essa propriedade.

Tempere com limão!
Cansou de temperar a salada com sal? Dica azeda: o limão melhora a biodisponibilidade do ferro presente em folhas verdes. O ferro de origem vegetal, normalmente, é pouco absorvido pelo organismo e a vitamina C do limão converte esse ferro e potencializa a absorção.
Frutas no iogurte!
As frutas podem não potencializar o efeito do cálcio, muito presente no iogurte, mas elas colaboram com a deposição do mesmo no organismo. Se a fruta estiver com bagaço ou com a casca, o efeito pode ser reverso. As fibras competem com a absorção e carregam o cálcio, que é menos absorvido. Quando for comer maçã ou pera, tire a casca antes. O mamão, por outro lado, é rico em vitamina A, que é lipossolúvel e a gordura do iogurte ajuda na absorção.

Suco de laranja e carne vermelha Comeu um pedaço de carne na hora do almoço? Prefira um suco de laranja depois. A vitamina C do suco potencializa a absorção do ferro da carne.

Peixe e vinho
Sabe o que melhor acompanha um peixe? Vinho ou suco de uva. Os polifenóis da fruta ajudam na absorção do Ômega3 dos peixes, como sardinha, tainha, manjuba e salmão.
LEIA TAMBÉM