Pesquisadores do Sri Lanka descobriram como é possível reduzir entre 50% a 60% as calorias de um prato muito comum da Ásia, e também do Brasil, o arroz branco. Ao adicionar uma colher de sopa de óleo de coco na água fervente, antes de despejar o arroz, e deixar o grão cozinhando durante 40 minutos, é possível alterar a estrutura do amido do arroz, fazendo com que ele fique mais resistente à ação das enzimas digestivas. Isso significa que um número menor de calorias é absorvida pelo organismo.
Depois da
fervura, porém, é preciso deixar o arroz na
geladeira durante
12 horas, conforme explica o pesquisador principal do estudo, Sudhair A. James, do College of Chemical Sciences, do Sri Lanka. “O esfriamento durante 12 horas levará à formação de ligas de hidrogênio entre as moléculas de amilose, parte relativamente solúvel do amido do arroz, ao redor dos grãos, tornando-o um amido resistente”, explica o pesquisador na divulgação da
American Chemistry Society. “
Esquentar o arroz depois desse processo
não interfere no amido resistente do arroz”, completa.
Sobrepeso
Os resultados da pesquisa impactam não apenas quem não se acostumou ao arroz integral, para ter uma opção mais nutritiva e saudável com o arroz branco, mas também na redução da obesidade e sobrepeso da população.
O próximo passo do estudo será confirmar esse potencial redutor de calorias em seres humanos, encontrando a melhor variedade de grãos de arroz para este resultado. Para a pesquisa inicial foram estudados 38 tipos diferentes de arroz. A equipe também quer descobrir se outros tipos de óleos terão o mesmo efeito que o de coco.