Saúde e Bem-Estar

Desafio Fitness: Esteira x Elíptico x Bike x Zumba

Amanda Milléo
25/08/2015 14:03
Thumbnail
“Encontre o melhor exercício para você” é o mantra dos educadores físicos, e tem razão de ser. O gasto calórico não depende unicamente do aparelho ou da aula que escolher, mas principalmente de quanto o aluno se empenha naquela modalidade. Andar na esteira por uma hora, sem muitas mudanças de intensidade, pode não ser tão efetivo quanto uma aula de spinning em 20 minutos, com ritmos variados e de perder o fôlego.
A Graziela e o Leonardo aprenderam essa lição. Enquanto ela se encontrou nas aulas de Zumba, Ballet Fit e Spinning, o Leonardo tem o melhor rendimento na esteira, no elíptico e mesmo na corrida de rua.
Compare os benefícios e exigências de cada exercício e aula, segundo informações do Rafael Mello, professor de musculação e instrutor na academia Cia da Forma.
Esteira x elíptico
O aparelho elíptico foi criado para simular a esteira, sem causar tanto impacto nas articulações. A simulação vai além de uma simples caminhada, podendo se assemelhar a uma corrida. Pessoas que tem lesões no joelho ou qualquer outro problema articular podem priorizar o elíptico à esteira, e terão o mesmo gasto calórico.
Bike x esteira
Mexer pés, pernas e braços gasta mais calorias que movimentar somente os membros inferiores. Nesse sentido, a esteira, que demanda o movimento dos braços, pode ser mais indicada para quem quer perder peso do que as aulas de spinning. Porém, se a intensidade na esteira for sempre a mesma, sem exigir muito do aluno, é preferível se dedicar às aulas de spinning, que mudam de intensidade com frequência.
Elíptico x bike
Ambos mexem bastante os membros inferiores, mas o elíptico dá a opção de movimentar os braços, enquanto “corre”. O gasto calórico será tão maior quanto for o movimento de todo o corpo na atividade.
Zumba: Diversão desigual
Como qualquer aula para diversos e diferentes alunos, a Zumba é uma modalidade válida, mas que precisa de atenção. Enquanto um aluno pode tirar o melhor proveito possível nos 45 a 60 minutos de aula, outro pode não conseguir manter o ritmo e reduzir o gasto calórico.
“Não tem muito estudo científico que determine o gasto calórico da Zumba, e varia muito também com o tipo de dança, velocidade e capacidade do aluno em acompanhar e ter a coordenação motora para os movimentos”, afirma Mello, instrutor.
Acompanhe!
Durante os três meses do Desafio Fitness, o Viver Bem vai acompanhar a rotina, as dificuldades e as vitórias do casal Graziela e Leonardo. Toda terça-feira, os desafios da semana estarão no site, bem como no Facebook, Twitter e Instagram, além de vídeos mensais com dicas dos dois.