Saúde e Bem-Estar

Desafio Fitness: Mudar radicalmente os hábitos não funciona

Da redação
16/09/2015 19:19
Thumbnail
Programe-se e siga as dicas para mudar a rotina de forma tranquila (Foto: Bigstock)
Trocar a vida sedentária pela vida saudável do dia para a noite não traz resultados resistentes. O casal Graziela e Leonardo sentiu isso na pele, ao longo dos três meses do Desafio Fitness. Eles não foram à academia todos os dias e não seguiram a dieta à risca, mas aos poucos as mudanças foram entrando na rotina.
“Não comemos mais nada de pesado depois das 18h. Não temos mais refrigerante na dieta e estamos tentando nos acostumarmos com a rotina de ir todos os dias para a academia”, conta Graziela.
Se você está pensando em fazer mudanças na rotina, veja as orientações da Karen Szupszynski, pesquisadora em motivações para mudanças e psicologia cognitiva da Universidade Federal da Grande Dourados; da Débora Froehner, nutróloga; do Emílio de Castro Paiva, especialista em gerenciamento de tempo e professor da FAE Centro Universitário e da Débora Brand, psicóloga do departamento de qualidade de vida do Imtep, instituto ligado à medicina do trabalho.
Avise! Conte aos parentes, amigos e colegas de trabalho das mudanças que está pensando em fazer. Os colegas podem ajudar dando apoio ou mesmo cobrando nos momentos de fraqueza.
Lembretes. Espalhe pela casa e pelo trabalho lembretes dos resultados que você quer atingir, seja emagrecer, parar de fumar, ser mais ativo. Isso mantém o foco. Mas, tenha objetivos simples, porém fortes.
Mude com o tédio. Não tenha medo de mudar as estratégias quando o tédio bater. Busque exercícios diferentes, baixe aplicativos que detalhem o desempenho e ajudem a manter o pique. A maioria é vinculada às redes sociais e toda curtida pode servir de incentivo.
Fuja das recaídas. “Eu mereço” é o pensamento que mais influencia as recaídas de quem está tentando manter uma dieta saudável. Se chegar em casa com fome é rotina para você, antes de sair comendo tudo que parece mais apetitoso, prepare um suco de massa de banana verde, ou um sanduiche natural saudável. Só depois pense na refeição.
Organize seu tempo. Outro pensamento comum é “não tenho tempo”. Mas, organizar o tempo é nada mais que colocar horários nas tarefas a cumprir. Faça uma planilha, das 8h às 23h, e deixe espaços de meia em meia hora ou de hora em hora e respeite os compromissos que combinar.
Risque. A cada atividade feita, risque. Isso servirá de guia. Resolver rapidamente o que não exige muito tempo também ajuda a otimizar as horas.