Técnica Mind Power utiliza a "reprogramação mental" para obter resultados físicos. Foto: Bigstock
Para muitas pessoas, acumular mágoas, tristezas e decepções – sejam relacionadas à vida pessoal ou ao trabalho – é sinônimo de alimentação desequilibrada e, consequentemente, ao ganho de peso. Foi assim com a coach e psicanalista paulista Jan de Oliveira. Em pouco tempo, ela viu seu peso dobrar e passou a ficar preocupada tanto com sua saúde como com a sua autoestima. O que fazer? Ela buscou ajuda em uma técnica de emagrecimento chamada “Mind Power”, que agora traz para o Brasil. Mais do que mudar a alimentação, a técnica busca “reprogramar” a mente.
O primeiro passo foi submeter-se à técnica. Em dois anos, ela chegou a ganhar 30 quilos. Para emagrecer decidiu fazer um recondicionamento mental. Ela explica a técnica em quatro livros que estão em processo de produção e enquanto isso, realiza atendimento personalizado para explicar o método. “A meditação é fundamental no processo”, diz. Para ela, é possível notar sinais de mudança já na primeira sessão. “Nosso subconsciente envia mensagens o tempo todo na intenção de prevenir e proteger nossa saúde física e mental, mas por vezes estamos tão focados no externo que não ouvimos essa voz interior pedindo mais amor próprio”, considera.
Confira a entrevista exclusiva que a coach e psicanalista concedeu ao Viver Bem:
O que é a dieta Mind Power?
O Mind Power trabalha com a restruturação da cognição e pode ser trabalhada em várias áreas inclusive no emagrecimento, por quê esse método aplicado ao emagrecimento não falha? Devido ao recondicionamento de nossa mente, mudando assim nossos hábitos do dia a dia. Algumas dicas podem fazer uma grande diferença.
Como você conheceu esse tipo de dieta e por que resolveu fazê-la?
Estudei Mind Power com grandes nomes internacionais como Bob Proctor, Louise Hay, entre outros. O que de fato é o legado do método é estar bem desde o mental ao físico. Se estou com minha mente limpa, saudável e programada para o bem-estar, logo estou bem internamente e externamente.
Como foi a sua experiência com a dieta? Em quanto tempo emagreceu?
Eu sempre fui magra, pesava em torno de 49 quilos, com a gestação cheguei aos 82 que era quase o dobro que tive durante minha vida inteira. Esse modelo de recondicionamento mental levando ao emagrecimento não causa sofrimento algum e tão pouco priva a pessoa de comer o que gosta. Entre o início e o final foram 29 quilos em 2 anos.
Por que resolveu emagrecer? Foi uma questão de saúde ou de estética?
Foi por amor a mim mesma, tudo em mim estava fracassado. Minha vida, meus negócios, minha autoestima e todos esses desgostos se transformaram em ansiedade que, traduzida para uma válvula de escape, me levou ao consumo exagerado por comida. Eu comia macarrão todos os dias, carboidrato que se transformava em açúcar que oferece saciedade ao cérebro e diz: “Você foi recompensada.” Por trabalhar com cosméticos, me senti na obrigação de mudar, mas para a transformação acontecer e permanecer foi preciso mergulhar no meu íntimo e fazer uma faxina emocional, alimentando meu amor próprio antes de exigir ele de alguém e do mundo.
Qual a relação entre alimentação e autoestima?
Não precisamos de muito para nos saciar, isso é a grande verdade da humanidade. Quando amamos nosso corpo e quem de fato somos, escolhemos melhor nossa alimentação. Cada ser humano se transforma em uma bomba relógio se come fast food todos os dias, barras e barras de chocolates, refrigerantes, doces, comida rica em gordura. Eu costumo chamar isso de “suicídio assistido”, quando ingerimos mais do que precisamos. Nossa qualidade de vida está diretamente ligada ao que ingerimos, nossa coronária fica totalmente obstruída, com excesso de alimentos gordurosos, levando-nos ao risco eminente de doenças do coração, podendo, muitas vezes, ocasionar em morte.
Quando nos amamos de verdade, pensamos no todo, no alimento que ingerimos, na água que bebemos, nos excessos sem motivos. Quando você cuida de um bebê amado qual a relação de amor e comida? Você sempre escolhe os melhores alimentos e assim deve ser feito com você. Quando se amar de verdade vai escolher sempre o melhor para sua saúde.
Como é o seu tipo de trabalho ensinando essa dieta? É personalizado?
Estou lançando o primeiro livro de uma quadrilogia onde abordaremos o Mind Power como êxito para vida pessoal. Realizo consultoria personalizada focada em resultados baseados no que o cliente deseja pessoalmente ou online, ensino desde exercícios, meditação e didática para alcançar o que ele tem de visão a curto, médio e longo prazo. É normal após a primeira sessão as pessoas que se relacionam com ele (a) notar uma visível mudança em seu comportamento.
Todas as pessoas podem fazer esse tipo de dieta? Existem contraindicações?
Sim, qualquer pessoa pode fazer o Mind Power e os ganhos são permanentes.
O que a pessoa deve levar em consideração para mudar o seu estilo de vida? Quando é hora de mudar?
Algumas recebem o aviso todos os minutos de seu dia, mas preferem adiar o encontro consigo mesmas. Conforme o tempo passa, as mudanças precisam ser maiores e mais trabalhosas, porém possíveis. O convite para mudar de vida pode vir de uma demissão, do término de um relacionamento, de um diagnostico médico ou de start no sofá que pode vir de um pensamento: “ O que estou fazendo com minha vida.” Nosso subconsciente envia mensagens o tempo todo na intenção de prevenir e proteger nossa saúde física e mental, mas por vezes estamos tão focados no externo que não ouvimos essa voz interior pedindo mais amor próprio.
Depois de emagrecer, é preciso um acompanhamento? De quanto tempo?
O método Mind Power é aplicado no mínimo 4 a 15 sessões de 1 hora cada 1 x por semana, o cliente recebe um calendário, manual de instruções e áudios em MP3 para meditação. Meu trabalho não é focado na alimentação, não indico dieta de ingestão, apenas realizo a reprogramação mental necessária para obter o benefício do emagrecimento. Após o programa não é necessário retorno, pois o cliente tem as armas necessárias para seguir adiante com muito sucesso pessoal.
Manter o peso é mais difícil que perder? Nesse caso, é preciso um conjunto de mudanças para levar a dieta adiante? O que deve ser levado em conta?
O Mind Power atua na mudança de hábito. A primeira coisa que avalio é o que está levando o cliente a ingerir e armazenar alimentos em quantidades desnecessárias, uma vez avaliada e definido o motivo, começamos a aplicação de técnicas. Nas sessões, incluímos desde a técnica do espelho até a mudança de local para alimentação e a mão que leva os alimentos a boca, além de meditações todas as manhãs e noite.
O cliente é levado a seguir as instruções e materiais dado a ele desde o início do programa, seguindo passo a passo por pelo menos 30 dias. Após o encerramento do Mind Power não há volta de peso, pois a cognição está recondicionada a pensar e nutrir-se de forma diferente.