Sempre tive dificuldade de me olhar no espelho. Até que por volta dos 17 anos percebi que poderia comer e colocar tudo para fora. Passei a tomar laxantes compulsivamente. Passava parte da noite em claro com dores fortíssimas na barriga. Mas achava que se desse certo seria por um bom motivo. Nunca cheguei a vomitar. Muita gente acha que pelo fato de não vomitar não tem a doença. A bulimia faz com que a pessoa tente se ver livre do que comeu, não necessariamente através do vômito. Já tentei forçar o vômito, mas nunca tive coragem… que fazia sentir-me mais derrotada ainda.
Fiquei chocada ao saber que poderia estar doente. Fiz terapia e aprendi que eu não era doente, mas estava doente. Isso me deixou melhor. Minha imagem corporal é distorcida. Cheguei a pesar 49 quilos e me achar gorda. Tenho 1,63 m de altura. Deixei de ir a festas, casa de amigos por sentir vergonha de mim mesma. Parece que as pessoas vão me olhar e rir, pensando: “Ui, que gorda e feia”. Enxergo todas as pessoas mais altas, magras e bonitas do que eu.
Procurei ajuda médica (psiquiatra, psicóloga e nutricionista), leio tudo sobre o transtorno. Estou em tratamento há quase 5 anos. Meus sintomas já melhoraram. Não tenho coragem mais de tomar laxantes. Mas a compulsão alimentar, a ansiedade e a baixa auto-estima ainda são muito fortes. Sei que vencerei, por isso não quero desistir de lutar.
Meus pais tentam, mas sei que no fundo não entendem. Me apóiam a ir as consultas e tentam ler sobre o transtorno. Meu irmão acha que é frescura.


