Gesso pode ser substituído por órtese impressa em 3D
Da redação
06/06/2016 17:09
O novo modelo facilita os movimentos do paciente (Foto: Divulgação Mediprint)
Imagine não precisar mais usar aquele gessodesconfortável, que coça o tempo todo, e precisa de muito cuidado na hora do banho – seja o braço, a perna ou o pé que esteja quebrado. Em breve, isso poderá ser possível. A Mediprint, startup mexicana que fabrica dispositivos médicos personalizado através da impressão 3D, acaba de lançar uma órtese plástica, toda furada, que permite a passagem da água e movimentos importantes para quem está em recuperação.
A órtese, chamada de Novacast, ajuda na reabilitação das fraturas de forma segura, além de reduzir bactérias e inflamação, por contato ou pressão. Outro benefício: a empresa afirma que a peça é 10 vezes mais rápida que o gesso comum.
“Meu sonho é ajudar as pessoas com recursos escassos e que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas. Queremos democratizar o acesso a dispositivos médicos de qualidade e superar a brecha da desigualdade”, relata Zaid Badwan, engenheiro e diretor da empresa que desenvolveu a órtese.
Como funciona?
Como cada órtese é personalizada, primeiro é feita uma avaliação da fratura através de raio X. Então, a extremidade fraturada é escaneada, e só depois disso se imprime a órtese 3D, personalizado para o paciente. Veja como ela funciona no vídeo abaixo: