Soma de jeans apertados e agachamentos leva a neuropatias, sugere estudo. (Foto: Bigstock)
Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, alerta para o excesso no uso de calças jeans skinny (bem ajustadas), que estaria ligado a danos em nervos e músculos das pernas. Publicado nesta terça-feira (23) no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, o documento cita o caso de uma mulher de 35 anos identificada como “vítima da moda”.
Ela procurou o hospital da universidade reclamando de fraqueza extrema nos dois tornozelos que a impedia de ficar de pé — o diagnóstico foi neuropatia da fíbula, um dos ossos da perna. Segundo a equipe, a neuropatia foi resultado da compressão do tendão e dos nervos durante agachamentos sucessivos — a mulher havia ajudado uma irmã a se mudar de casa — e enquanto usava jeans skinny.
O estudo relata que uma síndrome neuropática se formou à medida que as pernas incharam por causa do “aperto” nos tornozelos. De acordo com a equipe que a atendeu, foi necessário remover as calças com tesoura. A mulher foi tratada com medicação intravenosa, o que melhorou o edema e a função neurológica das pernas. Mas ela só foi capaz de andar normalmente depois de quatro dias.
Antes, afirmam os autores do documento, o uso de jeans skinny tinha sido associado apenas a lesões dos nervos das coxas. “O caso mostra uma nova complicação neurológica causada pelo uso de jeans apertados”, diz o texto.
Colunistas
Agenda
Animal