Saúde e Bem-Estar

Novas descobertas sobre catarata e fome obsessiva

Gazeta do Povo
19/09/2013 03:29
Catarata também atinge jovens e crianças
Apesar de ser uma doença conhecida por atingir pessoas acima dos 60 anos, a catarata também pode surgir em olhos mais jovens. Mães que tiveram alguma infecção durante a gestação, como a rubéola ou toxo­plasmose, que podem ter filhos que apresentem a condição. Nos jovens, alguns fatores podem facilitar o surgimento da catarata, segundo a chefe do setor da doença do Hospital das Clínicas da USP, Amaryllis Avakian. Por exemplo, pessoas com histórico de lesão ou trauma ocular, que te­­nham se submetido à cirurgia ocular, diabéticos, consumo excessivo de açúcar e sal, exposição ao sol sem proteção ultravioleta, consumo de alimentos ricos em colesterol, sedentarismo e vida estressante.
Fome obsessiva
Um estudo da Universidade College London, na Inglaterra, descobriu que há mais de 500 genes associados à obesidade, entre eles o FTO, responsável pela produção do grelina, o “hormônio da fome”. A presença excessiva do grelina faz com que a pessoa sinta apetite mesmo depois de comer e prefira alimentos calóricos. Geralmente, após as refeições, a concentração do “hormônio da fome” no sangue diminui. Porém, esse resultado não foi observado nos portadores da variação genética do FTO.
Rotina da beleza
As brasileiras têm gastado mais com hidratantes, passando de R$ 11 por ato de compra em 2011 para R$ 13,34 em 2012, segundo dados da Nielsen. Veja a rotina de beleza da brasileira de acordo com a pesquisa da Exploratório Plume – Versa Pesquisa:
Escovam os dentes
Tomam banho, lavando o cabelo não todos os dias. Às vezes usam esfoliantes e buchas vegetais
Aplicam o desodorante
Usam hidratante corporal. Às vezes passam óleo, hidratantes específicos anticelulite, firmador e autobronzeador
Aplicam cremes faciais.Algumas utilizam também o protetor solar
Penteiam-se
Maquiam-se
Passam perfume
Aplicam cremes nas mãos, braços e cotovelos à tarde. Às vezes também nas pernas e canelas.