Saúde e Bem-Estar
A nutricionista Magda Ramos da Cruz, que leciona na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), explica que o consumo de alimentos saudáveis ajuda a combater a produção de radicais livres e é fonte de nutrientes (como zinco, ferro e vitaminas, por exemplo), que contribuem para o equilíbrio de todo o corpo. Frequentemente associados ao envelhecimento precoce, os radicais livres são moléculas do organismo que apresentam um elétron instável em sua última camada. Quando um desses elétrons rouba outro elétron de uma molécula próxima, ocorre uma ação oxidativa, o que pode acelerar o envelhecimento. “Mas muitos alimentos conseguem prevenir os sinais do tempo, pois favorecem a produção de enzimas antioxidantes”, observa Magda.
Portanto, quem quer ficar ainda mais bonita deve prestar bastante atenção ao que vai no prato. É o caso da arquiteta Shelly Skiba, 30 anos, que, há um ano e meio, aprendeu a lição. “Fazia todo tipo de dieta que você possa imaginar, mas sempre sem conseguir um resultado duradouro. Depois entendi o porquê”, confidencia Shelly. Após se consultar com uma nutricionista, ela conta que sua vida mudou. “Eu aprendi a incluir uma série de alimentos no meu dia a dia e, aliado ao esporte e à disciplina, minha vida passou a ser outra. Meus quilos nunca mais voltaram, minha ansiedade diminuiu, a pele e as unhas melhoraram significativamente e nunca mais precisei tomar suplementos.”
Para aqueles que querem seguir o exemplo de Shelly, confira a lista que o Viver Bem preparou com dez alimentos que devem ter presença garantida no seu prato.
Colunistas
Enquete
Animal