- O professor é certificado?
- O local oferece estrutura adequada?
- Foi solicitado atestado médico antes do início das aulas?
- A aula é em grupos ou individual (para obter os melhores resultados, o método original indica que as aulas sejam sempre individuais e personalizadas).
- Os equipamentos estão em bom estado?
Não precisa nem estar procurando. Um olhar atento para as fachadas e propagandas de academia já mostra o quanto aumentou a oferta do método pilates, em Curitiba. O conjunto de atividades que promete uma série de benefícios físicos, porém, tem um único criador e somente a aula que segue seus preceitos é considerada original. Tanto que o nome da série de exercícios é mesmo do seu fundador.
“Existem vários pilates `genéricos´, mas para garantir os resultados, é preciso ficar atento na formação e qualificação do profissional que ministra a aula, que deve ser sempre individual”, explica a preparadora física Inelia Garcia, responsável por trazer o método para o Brasil, na década de 1990. Ela esteve em Curitiba na última segunda-feira (5) para inaugurar uma das unidades certificadas e consideradas “originais” que oferecem o método.
Natural do Chile e radicada no Brasil, a professora de educação física teve a sua formação com a única discípula de Joseph Pilates, a bailarina Romana Kryzanowska. A formação aconteceu nos Estados Unidos e resultou no“The Pilates Studio Brasil”, que mantém a originalidade do método e dos ensinamentos fundados. O estúdio certificado tem unidades em dez estados brasileiros, incluindo o Paraná, além de unidades no Chile e em Portugal.
Joseph Pilates nasceu na Alemanha no final do século 19. Teve uma infância marcada por doenças respiratórias e limitações físicas, o que o influenciou a se especializar em estudos do corpo humano. Ele criou a técnica na década de 1920 para melhorar a própria condição física com exercícios que mais tarde foram utilizados na reabilitação de soldados da primeira Guerra Mundial.
Benefícios
Pilates desenvolveu uma série de exercícios, utilizando aparelhos desenvolvidos por ele e adaptados que comprovadamente aumentaram a imunidade das pessoas. O método de condicionamento físico foi inicialmente batizado de Contrologia, mas depois acabou sendo disseminado com o próprio nome do autor.
Para praticar, não existem limitações. A exigência de um laudo médico antes de se submeter aos exercícios de condicionamento, no entanto, é uma das caraterísticas que revelam se o método aplicado é “original”. “O pilates trabalha de uma maneira individual e não coletiva, por isso é fundamental que o professor conheça as necessidades e limitações do aluno que vai trabalhar”, diz Inélia Garcia.
Ela conta que, para ser habilitado para desenvolver o método, o preparador físico precisa se submeter a um treinamento específico de cerca de 800 horas. Tudo para aprender sobre a série de exercícios que já tem quase um século de existência e para aplicá-las conforme o fundador desenvolveu.
“O pilates melhora a qualidade de vida da pessoa e traz uma série de benefícios”, garante Inelia. Entre eles está o alívio dos problemas associados ao estresse, o fortalecimento da musculatura abdominal, a reeducação da postura e até na reabilitação de lesões. Os benefícios já podem ser sentidos pelo praticante a partir da décima sessão.
Cinco perguntas para quem está pensando em fazer pilates:
Serviço: Em Curitiba, existem duas unidades do The Pilates Studio Brasil ficam na Academia Swimex ( Av. Cândido Hartmann, 1285 – (41) 3079-1389 e na Al. Dom Pedro II, 255 – Piso D – Loja 67/68 – (41) 3333-8122 | 9822-8222
Colunistas
Enquete
Animal