Saúde e Bem-Estar

Sintomas se agravam no Natal

Danielle Blaskievicz
19/12/2004 02:00
Nos Neuróticos Anônimos (N.A.) de Curitiba, além de aumentar em cerca de 20% o número de freqüentadores das reuniões, outra situação bastante comum nesta época do ano é o retorno de antigos membros da irmandade. Neide, que integra o N.A. desde que foi reaberto em Curitiba, há dez anos, conta que não são só os números que aumentam. “A gente percebe, pelos depoimentos, que os sintomas de depressão se agravam nessa época”, afirma, lembrando que a maioria das doenças emocionais estão ligadas à depressão.
Neide conta que já a partir do mês de outubro começam a aparecer pessoas novas nas reuniões. “O principal motivo que leva alguém a recorrer ao Neuróticos Anônimos, principalmente agora no fim do ano, são as perdas”, explica. E essas perdas podem ser desde o afastamento de alguma pessoa querida, por causa de morte ou separação, até de empregos. “Quando a pessoa fica desempregada, pode desenvolver um sentimento de inutilidade ou ainda passar por situações estressantes que acabam resultando em depressão”, esclarece.
Segundo ela, o que desencadeia essa aversão ao Natal não é, necessariamente, a data em si, mas o clima de fim de ano. “Muita gente vive das lembranças do passado, quando a família se reunia para comemorar a data. Outras se incomodam porque essa é uma época em que costumam avaliar o ano que passou e criar expectativas para o que se aproxima. Isso tudo mexe muito com o ser humano”, avalia a integrante do N.A.
Não há nenhuma restrição de idade para participar das reuniões dos Neuróticos Anônimos. A maioria está na faixa dos 40 anos, mas, segundo Neide, há jovens e pessoas idosas que também participam da irmandade. “A humanidade é neurótica. Uns em maior, outros em menor grau. A diferença é que poucos admitem suas neuroses”, salienta.
Serviço: Neuróticos Anônimos – telefone para informações: (41) 336-2260.
Reuniões semanais gratuitas e abertas ao público, nos seguintes endereços: Segundas, às 19 horas, no Centro Regional de Especialidades, na Avenida Marechal Floriano, 250, 3.º andar, Centro.
Quartas, às 19 horas, na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho – Praça Ouvidor Pardinho, Rebouças. Sábados, às 9h30, na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho – Praça Ouvidor Pardinho, Rebouças.
Em função dos feriados de Natal e Ano Novo coincidirem com as datas das reuniões de sábado, o Neuróticos Anônimos não realizará reuniões nos dias 25 de dezembro e 1.º de janeiro. Nos outros dias, as reuniões continuam normalmente.