Há uma recomendação clássica que orienta tomar um cálice de vinho tinto todos os dias para evitar problemas no coração e até o câncer. Mas a bebida de baco traz uma substância que não é tão saudável: o álcool. Para resolver este dilema o suco de uva integral pode ser uma solução ideal. Mas é preciso ficar atento ao conteúdo, pois há uma diferença entre suco, néctar e refresco.
Como fazer o suco naturalmente em casa é uma missão um pouco difícil, o mais indicado é procurar aqueles prontos, geralmente vendidos em garrafas de vidro. A nutricionista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Gisele Pontaroli Raymundo, explica que para saber se realmente é um suco, basta ficar atento ao rótulo. “Tem que estar escrito que é suco integral, sem açúcar ou conservantes”, diz.
Entre os benefícios do suco de uva integral está a diminuição do colesterol total, do colesterol ruim – chamado LDL – e aumento do bom – HDL. “Pesquisas recentes descobriram que na casca da uva escura há uma substância chamada resveratrol que ajuda a melhorar o colesterol. Mas essa substância só é encontrada nas varietais tintas. Quanto mais escuro o suco, melhor”, orienta a professora.
De maneira geral, o suco de uva integral ajuda a evitar todas as doenças chamadas crônicas não transmissíveis (DCNT). “Nesse universo está a hipertensão, problemas cardiovasculares e até o câncer”, diz a nutricionista Viviane Valle de Souza, professora da Universidade Positivo . A ingestão da bebida diariamente ajuda a inibir uma proteína que aumenta a proliferação de células cancerígenas.
Outro benefício segundo Viviane é a neutralização dos radicais livres. “Eles são gerados por estresse, medicamentos, poluição e a neutralização deles também ajuda a evitar as DCNT”, diz. A nutricionista Gisele ainda lembra que tomar o suco de uva integral ajuda a prevenir e não cura as doenças.
Néctar X refresco
Colunistas
Agenda
Animal