Saúde e Bem-Estar

Dor nas panturrilhas pode ser sinal de doença vascular

Marina Mori
17/04/2017 20:00
Thumbnail
A tarefa parece simples: andar até a padaria, o ponto de ônibus ou qualquer outro lugar que leve alguns minutos de caminhada. Por algum motivo, porém, cada passo é um desafio e o desconforto nas panturrilhas exige pausas recorrentes. Identificou-se com a situação? Cuidado, pois o sintoma pode indicar um problema de saúde conhecido como Doença Vascular Periférica (DVP). Se não tratada, a doença pode levar à amputação dos membros. Em casos mais avançados, a dor ocorre mesmo quando a pessoa está em repouso.
O problema ocorre devido ao acúmulo de gordura, cálcio e tecidos celulares nas artérias ao longo dos anos, o que prejudica a passagem do sangue. Em alguns casos, a obstrução pode chegar a 100%. Idosos, sedentários, fumantes, hipertensos, obesos e diabéticos são os mais propensos a desenvolver a doença, além de pessoas com histórico familiar de problemas cardiovasculares. De acordo com José Fernando Macedo, médico fundador do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba, as chances de a doença vascular se desenvolver é duas vezes maior nesse grupo durante o inverno.
Embora não tenha cura, a DVP pode ser tratada com exercícios físicos regulares e, em casos mais sérios, por meio de cirurgia, como a angioplastia. “A caminhada diária é fundamental para que o paciente melhore. No início, ele pode ter muita dificuldade em percorrer 100 metros, mas a cada dia essa resistência aumenta e melhora não só a dor nas panturrilhas como também estimula o surgimento de neovasos”, explica Macedo. A partir desses novos vasos sanguíneos, que crescem ao lado da artéria obstruída, ocorre uma circulação colateral, que supre a deficiência do fluxo sanguíneo.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir o surgimento das doenças vasculares, segundo o especialista, é cuidar da alimentação, evitar cigarro e praticar exercícios físicos constantemente. Além disso, é importante visitar o médico angiologista para acompanhar a saúde do sistema circulatório.
LEIA MAIS: