Quais as vantagens do marketing digital e como aplicá-lo? Se essas são algumas das suas dúvidas, esse conteúdo é para você!

Marketing Digital: entenda como funciona e por que você precisa dele em seu negócio

23/11/2022 18:24
Thumbnail

Digital strategy, online marketing or social media communication plan, challenge or technology for business development concept, business people marketer working with digital online plan on computer.

O que é marketing digital
Marketing Digital é um conjunto de todas as ações feitas em meios digitais com intuito de promover uma empresa ou produto. Essa é uma das principais maneiras de um negócio falar com o seu público de forma personalizada e direta, além de ser primordial para se conceituar nos dias de hoje.
Para que essa estratégia de ações digitais funcione e, de fato, atinja o público esperado de forma positiva, é necessário ter planejamento, organização, produção de conteúdos de qualidade e que chamem a atenção para, além de vender, reforçar a marca e aumentar as oportunidades de negócio.
Entenda como começou o marketing digital
Antes da popularização da internet e dispositivos móveis, o marketing era apenas off-line e dividido em 4 grandes grupos:
Impresso: revistas, jornais, cartazes, folhetos, outdoors, cartões e afins.
Rádio: até a ascensão da TV, esse era o principal meio de comunicação. Inclusive, como forma de chamar atenção, muitas empresas apostaram em jingles que, até hoje, são muito conhecidos.
TV: ainda comum e o mais recente das estratégias off-line, a TV teve grande impacto no modo de fazer marketing. O alcance desse veículo é tão grande que alguns conteúdos utilizados no meio foram adaptados para consumo online.
Apesar de seguir perdendo espaço para os meios digitais, a televisão ainda é uma grande aliada das marcas e segue sendo utilizada em conjunto com campanhas online.
Telefone: temido por muitos, os serviços de ligação para oferecer produtos e serviços ainda é uma forma muito utilizada. Porém, não é a mais amada por grande parte do público.
A partir da década de 90, os sites e a internet se tornaram mais claros e acessíveis para todos. Mas foi só em 1998 que a ideia de marketing digital começou, graças ao surgimento de blogs e redes sociais.
Nesses novos meios, as pessoas passaram a produzir seus próprios conteúdos para trocar experiências, fazendo com que a atuação dos usuários na internet deixasse de ser passiva para ser dinâmica e colaborativa. Com isso, as marcas enxergaram no mundo digital um novo meio de levar conteúdo ao público-alvo e, ainda, interagir com ele.
Então, o marketing digital ganhou força e mudou a forma como as empresas utilizavam a tecnologia, o que, com o crescimento dos smartphones e redes móveis, só foi ainda mais potencializado.
Atualmente, as marcas, de fato, apostaram nessa tendência e aprenderam novas formas de se comunicar e atrair clientes em potencial, utilizando do marketing no ambiente digital.
Marketing digital: como funciona
O marketing digital abre um leque de possibilidades para quem quer utilizá-lo como estratégia. Mas você precisa planejar bem em quais formas irá aplicá-lo, pois é necessário ser assertivo para chamar a atenção do público em um lugar em que a concorrência é tão ampla como a internet.
Listamos abaixo algumas das possibilidades de estratégias. Assim, você pode conhecer mais sobre e avaliar qual melhor funciona para sua marca ou negócio:
Inbound Marketing
É o marketing com foco em atração. Com ele, a ideia é que a empresa possa ser encontrada pelos possíveis clientes por meio de, por exemplo, sites, buscas e redes sociais. Nesse tipo de estratégia, a empresa analisa e entende pontos como: quem é o cliente, como ele pensa, o que ele precisa e como a marca irá mostrar que tem as soluções para as dores dele.
A ideia é estabelecer uma comunicação e criar identificação com o cliente em potencial, guiando-o por um caminho que o transformará de usuário em cliente. Como? Utilizando materiais muito bem estruturados, com informações relevantes e soluções. Isso é construído de uma forma em que a marca converse com os usuários por meio de conteúdos e comunicações específicas. Assim, o público-alvo passa a buscar mais seus materiais, gerando relevância, credibilidade, notoriedade, além de uma troca constante.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é todo o processo de produção, execução e publicação de materiais relevantes para o público-alvo. A base dessa estratégia está em informar e entreter o usuário com uma temática. A ideia é que as pessoas leiam os conteúdos da sua empresa e passem a tê-la como referência sobre o tema.
Agora, você deve estar se perguntando: mas onde esses materiais devem ser publicados para alcançar futuros clientes? Existem alguns caminhos para isso:
Blog: normalmente, é a base da estratégia por oferecer muitas possibilidades de criação e ter o tráfego todo para uma plataforma da empresa.
Além de serem fáceis de utilizar e editar, os blogs auxiliam na otimização dos conteúdos, o que melhora o ranqueamento em sites de busca, dando mais visibilidade e alcance para a empresa.
Site institucional: algumas companhias optam por ter apenas um blog ou estar nas redes sociais, mas a credibilidade que traz um site institucional é fundamental. Afinal, os usuários precisam se sentir seguros para efetuar uma compra online.
Além disso, ter um site torna o processo de busca pela marca muito mais simples e encurta o caminho do usuário entre o conteúdo e os produtos.
Redes sociais: essa ferramenta, além de tornar a marca mais próxima do consumidor, consegue levar o tráfego para o blog ou site institucional. Para isso, não basta apenas criar várias páginas em diferentes plataformas, publicar o link nelas e dar o trabalho como realizado. É necessário entender em qual das redes está seu público e qual a melhor abordagem e linguagem para usar naquela mídia.
Esse meio é o que mais proporciona interação entre sua empresa e os usuários. Ela possibilita ainda diferentes formatos de conteúdos, como textos, imagens, vídeos, Stories etc..
Mídia Paga: sim, na internet é possível investir para que anúncios sejam exibidos aos usuários enquanto navegam. A maneira mais utilizada é com banners em portais de conteúdos, anúncios nas redes sociais e links patrocinados no Google Ads.
E-mail marketing: às vezes esquecido, o e-mail marketing segue, sim, tendo benefícios valiosos, como o baixo custo e a previsibilidade de alcance. Por meio dele, você consegue segmentar o conteúdo para grupos específicos, além de acompanhar o engajamento por meio da confirmação de entrega, ver se foi aberto, lido e se houve cliques.
Além disso, existe um leque de possibilidades, como e-mails informativos, educativos, newsletter, e etc.
SEO: Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca, é uma estratégia focada em utilizar técnicas que façam os algoritmos entenderem que seu site tem conteúdos relevantes. Essa estratégia fará com que seu material seja encontrado com mais facilidade pelos usuários que buscam conteúdos do nicho.
.
Essa ‘otimização’ auxilia na relevância, qualidade e coerência das informações, além de facilitar a leitura tanto para o leitor quanto para os algoritmos. Tudo isso fará com que o usuário encontre no seu material exatamente o que procura, no melhor formato, qualidade e relevância.
Marketing digital para empresas
Novos termos e estratégias sempre assustam pequenos empreendedores por acreditarem que algumas delas só funcionam e podem ser aplicadas por grandes companhias. Mas a verdade é que o Marketing Digital é essencial para toda e qualquer empresa que busca alavancar suas vendas e conquistar novos clientes. Afinal, cada vez mais as pessoas estão conectadas e acostumadas a fazer suas compras online. Então, é preciso estar nesse meio tecnológico.
O marketing digital, com estratégias bem delimitadas e assertivas, gera bons resultados para a empresa, independentemente do seu tamanho ou nicho. As empresas pequenas e médias são as que mais percebem as vantagens dessas estratégias digitais, permitindo que entre no mercado de igual para igual com grandes empresas.
Outra vantagem é a possibilidade de mensuração dos resultados da sua empresa, além de entender a jornada do usuário até virar seu cliente.
Mas se você ainda não está convencido de que marketing digital é sim para sua empresa, listamos mais alguns dos vários benefícios que a companhia terá, independente do porte, se fizer uma boa execução dessa estratégia:
Estar em contato com seu público-alvo: você vai entender os usuários, suas dúvidas, e poderá melhorar ainda mais a sua performance com base no contato e feedback.
Maior alcance: com essa estratégia, você irá criar uma ‘vitrine’ virtual que chegará a novas pessoas, sem ficar preso apenas a sua região, podendo atingir clientes em todo o país e, quem sabe, até fora dele.
Segmentação e personalização: diferente das mídias offline, como outdoors, revistas e afins, em que sua marca irá atingir um grande número de pessoas, mas
nem todas são seu público-alvo, no marketing digital é possível segmentar. Esse é um dos pilares para que essa estratégia seja assertiva, afinal são diversas pessoas conectadas, por isso, é necessário personalizar e preparar a comunicação focada no tipo de público que sua marca conversa.
Outro ponto interessante na comunicação B2C (Business to Costumer, ou empresa para consumidor) é a possibilidade de personalizar também os conteúdos. Como fazer, por exemplo, campanhas com gírias e bordões de um local específico e segmentar a campanha para aquela região. Ou então, em e-mails marketing, poder enviar conteúdos para diversas pessoas, todos personalizados com o nome de cada cliente.
Essas estratégias criam proximidade do público-alvo.
Excelente custo-benefício: acredite, não é preciso ter muito dinheiro, pois o marketing digital traz resultados expressivos com investimentos acessíveis. Sendo assim, com um baixo orçamento, é possível colocar a campanha no ar e atrair muitas pessoas interessadas.
Como fazer marketing digital
Apesar de parecer algo muito complexo de se colocar em prática, o marketing digital conta com alguns passos que, se seguidos com comprometimento, farão com que sua empresa tenha excelentes resultados ao final da campanha.
1. Defina seus objetivos
Reconhecimento de marca, vendas diretas, geração de leads? Qual seu objetivo real? De nada adianta começar uma campanha se você não souber qual é o objetivo, afinal, é ele quem guiará suas ações e fará com que saiba, durante o processo, se a estratégia funcionou ou não.
Além dos objetivos, é preciso definir os KPIs, que são os indicadores-chave de performance. É por meio deles que será possível monitorar os valores quantitativos e fazer o gerenciamento do desempenho das estratégias.
Para ficar mais claro: se seu objetivo for “geração de vendas”, os seus KPIs serão os dados que te dirão se você está chegando ao objetivo ou não. Nesse caso, elas podem ser crescimento no número de vendas e os leads coletados.
Portanto, você precisará entender seu objetivo e definir quais métricas vão te mostrar que a estratégia está funcionando.
2. Entenda quem é o seu público-alvo
Essa etapa é fundamental e irá te guiar para criar todo o plano de marketing. Não há como fazer os conteúdos sem saber o que o seu público procura, em que meios ele está e qual o tipo de linguagem ele utiliza.
Dentro do seu público-alvo, você irá definir a persona, um consumidor imaginário que tem as características das pessoas que você quer atingir. Por isso, você deve ir além das características gerais e focar nas específicas desse consumidor, como dores, motivações, hobbies etc..
Por exemplo: José Oliveira, 45 anos, casado, mora com a esposa e dois filhos. José tem uma loja de roupas e precisa começar a implementar o marketing digital. Porém, tem receio de tentar e acabar não tendo retorno, pois não conhece como essa estratégia funciona.
Assim, será possível visualizar a dor do seu cliente e entender quais conteúdos ele estaria buscando para chegar até as soluções apresentadas pela empresa. Por isso, a persona guiará todos os conteúdos e estratégias para que a mensagem chegue ao usuário correto de forma assertiva.
3. Definição de canais
Existem diversos meios e plataformas para se fazer visto no meio digital, mas não é necessário estar em todas. Por isso, você precisa entender onde sua persona está e se esforçar nesses canais em específico. Você quer resultados e otimização, então é sempre melhor se concentrar nos canais que vão ter mais retorno do que querer estar em todos.
Isso não te impede de estar em quantos canais achar necessário. Só é preciso estar atento para que a qualidade e o monitoramento sejam mantidos em todos, senão não será assertivo e você não alcançará os resultados esperados.
4. Planejamento de ações
Antes de começar qualquer ação, é preciso definir um cronograma de ações, para que seja possível enxergar o todo e criar unidade na sua estratégia. Assim, todas as peças aplicadas em diferentes canais, como redes sociais, peças promocionais etc., irão conversar entre si, potencializando o todo.
5. Mensuração de resultados
Essa definição é importante para entender os seus resultados e se a estratégia utilizada está funcionando. Por isso, você deve definir quais serão as ferramentas de monitoramento que serão utilizadas para mensurar os resultados.
Existem algumas plataformas que podem auxiliar; o Google Analytcs é essencial para verificar o desempenho da sua estratégia, pois acompanha todo o tráfego do
seu blog. Outra ferramenta popular por reunir e oferecer visualização de forma interativa dos dados é o Power BI.
Essas são algumas das várias opções disponíveis no mercado, que crescem cada vez mais. Por isso, é preciso entender quais meios você irá utilizar para saber qual melhor se adequa para você e sua empresa.
Vantagens do marketing digital
Ao iniciar sua estratégia, você irá conhecer as oportunidades que esse investimento trará para sua empresa. Mas é sempre importante ter em mente que os resultados do Marketing Digital só vão surgir com tudo sendo executado e aprimorado constantemente. Se você fizer isso, terá diversas vantagens, como:
Atrair o público certo: com os conteúdos personalizados e segmentados, você sai do macro e passa a se comunicar com quem realmente tem interesse nas soluções que sua empresa pode oferecer.
Entender melhor seu público: como você terá o monitoramento de todos os passos que o cliente fará entre o primeiro contato até a compra, será possível entender quais soluções seu público procura e como melhor atendê-lo.
Visibilidade e fortalecimento de marca: o fato de estar em meios diferentes, com materiais diferentes, e todos de qualidade, faz com que sua empresa se torne referência, o que gera mais credibilidade e autoridade para a empresa no meio de atuação.
Base de leads: se sua empresa tiver como objetivo a geração de leads, você conseguirá aumentar constantemente a base de pessoas que irão receber seus conteúdos, como promoções, informações, reviews etc., potencializando suas vendas.
Mais comunicação e feedbacks: com essa estratégia, a interatividade tende a ser maior por parte do cliente, principalmente nas redes sociais, onde eles se sentem à vontade para se comunicar de forma mais transparente e direta. Assim, será possível ter feedbacks para manter os pontos positivos e melhorar os pontos negativos.
Análise e mensuração de dados: você terá dados completos sobre de onde veio cada cliente e como foi a jornada de cada um. Isso facilita a criação de estratégias assertivas e, também, perceber onde está o erro para consertar antes de ter perdas no investimento.
Mais oportunidades: é possível aumentar o número de oportunidades de vendas, já que todas as campanhas são direcionadas. Com a geração de leads, você criará
estratégias que vão guiar o usuário para o momento da compra. Esse ‘direcionamento’ cria um caminho mais curto entre descobrir a marca e a venda.
Dicas de marketing digital
Agora que já entendeu como funciona, conheceu os passos por dentro das estratégias e as diversas vantagens que o investimento em Marketing Digital pode proporcionar ao seu negócio, separamos 3 dicas para você!
Dica 1: fique de olho nos dados
A única forma de saber se sua estratégia está funcionando é acompanhando os dados. Por isso, fique de olho nas KPIs definidas no seu planejamento e nos passos dos usuários, para entender se perdeu a atenção da sua persona e em que momento isso aconteceu. Assim, será mais fácil ver erros e corrigir a estratégia.
Para isso, é preciso ter frequência no acompanhamento, mas ela varia conforme a métrica. Para algumas, o acompanhamento diário fará mais sentido, enquanto outras deverão ser semanais ou quinzenais. O importante é não as menosprezar.
Dica 2: não tenha medo de voltar alguns passos
Se a estratégia não está funcionando, não há mal nenhum em voltar um pouco e reavaliar as decisões tomadas. Você pode:
- Rever a persona;
- Reavaliar as metas;
- Rever as estratégias;
- Rever os canais e conteúdos;
Talvez erros aconteçam no caminho, e não há vergonha nisso. Mas não deixe que o orgulho de não voltar atrás faça com que você e sua equipe persistam no erro.
Dica 3: atenção com alguns erros comuns
Conforme você leu acima, não há problemas em errar e reavaliar pontos na sua estratégia. Porém, existem alguns erros comuns que fazem com que muitas empresas acabem acreditando que o Marketing Digital não funciona ou que ele não é tão efetivo assim. Por isso, reunimos alguns aqui! Leia com atenção, hein?
Não saber a persona: não há como uma estratégia funcionar se você não souber quem é a pessoa que você quer atingir e quais as necessidades farão com que ela chegue até você.
Não utilizar uma linguagem adequada ao público: quando você vai contar a mesma história para sua mãe e para os seus colegas de trabalho, a forma com que você conta é diferente, não é? Isso porque cada um tem uma linguagem diferente. É
a mesma coisa com o seu conteúdo, se você não se comunicar da forma correta, não irá atingir o objetivo de impactar seu público.
Não estabelecer metas: não há como criar um planejamento contínuo e mensurar se está funcionando se você não souber suas metas. Dessa forma, fica muito fácil se perder no meio das produções e acabar fazendo vários conteúdos que não levarão o cliente a lugar nenhum.
Pular a etapa de fidelização: depois que o usuário concluiu a compra e virou cliente, algumas empresas acabam dando como “concluído” e o deixando de lado na ânsia de conquistar novos clientes. Mas a verdade é que a fidelização é uma das fases mais importantes, afinal, é muito mais simples um cliente comprar de novo, do que uma nova pessoa, que não tem contato com a marca, virar um cliente. Por isso, é essencial seguir nutrindo o lead, com informações, reviews, promoções e todos os conteúdos que agreguem e o mantenha próximo da marca.
Fazer apenas ações pontuais: sabe aquele cantor de um sucesso só? Aquele que as pessoas só conhecem a música e nem sabem quem é o cantor? É isso que acontece com a sua marca quando apenas ações pontuais são feitas. Elas podem, sim, dar resultado naquele momento. Mas, depois de algum tempo, o usuário não irá mais atrás dos seus conteúdos e produtos. Por isso, a recorrência é a chave para seguir sendo lembrado pelo seu público-alvo e ganhar reconhecimento.
Gostou desse conteúdo? Então acesse:
Content Driven: o novo projeto de estratégia de conteúdo da Gazeta; Marketing de conteúdo: tudo o que você precisa saber para implementar na sua empresa;
Inbound Marketing: conheça em detalhes estratégia utilizada por grandes empresas.
Digital strategy, online marketing or social media communication plan, challenge or technology for business development concept, business people marketer working with digital online plan on computer.
Digital strategy, online marketing or social media communication plan, challenge or technology for business development concept, business people marketer working with digital online plan on computer.