Receitas
Confira como preparar o pavê de chocolate que tem gosto de infância

O clássico Pavê de chocolate intercala camadas de bolacha tipo champagne com creme de chocolate. | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Algumas dicas e cuidados devem ser tomados. Quando decidi reabilitar a receita, depois de tantos anos, minha mãe advertiu para algumas peculiaridades. Usar chocolate em pó e jamais um achocolatado, que é mais doce e, na maioria das vezes, ultraprocessado. Tudo natural, justamente para ficar como antigamente.
A origem

Pavê de chocolate da Julieta
- 300 g de manteiga em temperatura ambiente
- 300 g de açúcar
- 8 gemas em temperatura ambiente
- 8 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) de leite em temperatura ambiente
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- Leite e baunilha suficientes para umedecer as bolachas
- 600 g de bolacha champagne com açúcar cristal
- Bata a manteiga com o açúcar, até ficar um creme bem liso. Junte as gemas, bata e acrescente a baunilha e logo depois o chocolate (uma colher de cada vez). Ponha por último o leite, colher por colher, até dar a consistência desejada.
- Comece a montagem do pavê distribuindo uma camada do creme no fundo de um pirex. Em outro recipiente, coloque um pouco de leite e algumas gotas de essência de baunilha e vá molhando as bolachas ligeiramente e já colocando em cima da massa no pirex.
- Alterne as camadas até acabarem a massa e as bolachas. Leve à geladeira para firmar. Fica ótimo quando feito de véspera ou até dois ou três dias antes.