Foram colocadas agulhas em pontos específicos para estimular a produção do hormônio responsável por segurar a urina, processo interrompido devido à castração. “A experiência no caso de Vicky é especial porque provou que a acupuntura pode ser usada para tratar doenças mais raras”, diz a médica veterinária.
Apesar de reverter o problema em uma sessão, a cachorrinha ainda hoje faz manutenção de três em três meses. “O tempo de tratamento é diferente para cada bicho e também depende da doença, mas, em alguns casos, como o da Vicky, apenas uma sessão basta”, diz Suyanne.
Tratamento
O princípio da acupuntura é o mesmo, tanto para animais quanto para seres humanos, conforme explica o médico veterinário da Clínica Guaíra Robson da Costa. “Na essência é igual. A única coisa que muda são os pontos em que aplicamos as agulhas, por causa da diferença anatômica entre os animais e os humanos”. A acupuntura tem o objetivo de equilibrar a energia do corpo, através da estimulação das agulhas. “Em nosso corpo existem meridianos, que são canais de energia. Nesse processo são liberadas substâncias químicas que podem amenizar dores, inflamações e infecções”, diz Costa.
Estresse
Além de tratar doenças, a agitação e o estresse também podem ser amenizados com a técnica, segundo a médica veterinária Suyanne. “Quando o cachorro é muito agitado, colocamos a primeira agulha em um ponto que estimula o relaxamento e eles ficam paradinhos bem rápido. Já tratei estresse animal com acupuntura e funciona, mas a manutenção tem de ser constante”. Além disso, o tratamento é indicado para dores musculares, problemas de coluna, doenças neurológicas, problemas reprodutivos e endocrinológicos.
Mas, como a acupuntura é um tratamento complementar, nos casos mais graves deve-se associar o uso da Medicina Veterinária convencional, assim como ocorre com os humanos. “Nem sempre a acupuntura funciona sozinha. Por isso, às vezes, ela é associada ao uso de medicamentos alopáticos e até a procedimentos cirúrgicos nos casos mais graves.”
Serviço
Clínica Veterinária Focinhos e Patinhas. Rua Presidente Pádua Fleury, 1.156, Vila Hauer.Telefone: (41) 3284-6769.
Clínica Veterinária Guaíra. Rua Alagoas, 2.492, Vila Guaira.Telefone: (41) 3329-4998.
Colunistas
Agenda
Animal





