Abertura

Que Nariz é esse? Conheça a ONG Nariz Solidário

Nariz Solidário
Nariz Solidário
10/06/2024 12:10
Thumbnail

Associação Nariz Solidário atua há dez anos para ressignificar a experiência hospitalar. | Soulmate Fotografias/Divulgação

No final de 2014, após ter passado por duas experiências em grupos com atividades semelhantes, nosso presidente e diretor, Eduardo Roosevelt, com seus conhecimentos de gestão, percebeu oportunidades importantes de aplicar ferramentas de gestão para melhorar a atuação do palhaço em contexto de saúde.
Ele convidou a esposa, Jéssica Santana, seu primo Felipe Andrade, a cunhada Denyse Santana e seus amigos Priscila Menegolo e Thiago Torques para criar uma nova proposta de atuação, tendo como primeiros parceiros lares de idosos, orfanatos e o Hospital Universitário.
Partimos para a criação de nossa identidade. Durante nossa chuva de ideias, queríamos algo singular, que fizesse referência ao palhaço e refletisse nossas inquietações. Após definir previamente alguns nomes, fizemos uma busca ampla para entender se havia mais alguma iniciativa no Brasil com o mesmo nome. Para nossa surpresa, não havia.
Assim nasceu o Nariz Solidário.
Na criação de nossa logo, também amadurecemos até chegar ao que é hoje. O fundo branco e o conceito vazado trazem a transparência das nossas relações e do nosso trabalho. O chapéu na cor azul representa confiança e segurança nas relações e em nossos pensamentos, além de fazer referência ao primeiro chapéu e figurino usado por nosso idealizador, Eduardo Roosevelt. O olhar imaginativo ressalta a criatividade e o jogo do palhaço. O nariz é vermelho, lembrando que nossa premissa é a palhaçaria. As linhas do chapéu, sorriso e nome sorriem, trazendo conforto, acolhimento, empatia e alegria.
Na metade do ano de 2015, nos deparamos com uma equipe grande, repleta de problemas de convivência, falta de comprometimento, rompimento de laços e conflitos perenes. Essas dificuldades afetavam mais nossa saúde mental do que a imagem romantizada e erroneamente vendida por Hollywood no fantasioso filme “Patch Adams: O Amor é Contagioso”. Na verdade, o que era mais contagioso para nós eram os desafios e a falta de domínio do que fazíamos.Realizamos inúmeros equívocos dentro de hospitais, orfanatos e asilos. Esses erros eram, de certa forma, aceitos, pois as instituições também tinham pouco conhecimento sobre a linguagem da palhaçaria. No entanto, percebemos que precisávamos ir além de uma gestão comum. Era necessário algo adaptado ao voluntariado que atuava com a arte da palhaçaria em contextos de saúde. Havia muito trabalho a ser feito.
Em 2016, começamos a participar de fóruns de palhaçaria, nos reunindo com outras lideranças em busca de aprendizado e trocas de boas práticas. Essa experiência resultou em nosso primeiro programa de formação continuada. A partir de 2017, ingressamos em programas de mentorias de capacitação em gestão do terceiro setor. Com os aprendizados obtidos, reformulamos novamente todo o nosso processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
Em 2019, submetemos as práticas e resultados desse processo a uma premiação de gestão do terceiro setor. Para nossa surpresa, ao participar do primeiro prêmio “Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor”, descobrimos que tínhamos uma potência singular em mãos. Fomos os ganhadores da categoria “Melhor Gestão de Voluntários do Paraná”.
O reconhecimento trouxe novas reformulações, e transformamos nosso programa de seleção e capacitação em um grande projeto chamado “Encontros e Risos”. Esse projeto foi realizado com base na lei municipal de incentivo à cultura, investindo 150 mil reais em 250 horas de treinamento ao longo de 10 meses. O objetivo era formar voluntários capacitados, com condições de atuar como profissionais da área artística, inclusive dentro da própria organização. Além disso, passamos a compartilhar nossos aprendizados com lideranças de todo o país.
Hoje, olhamos profundamente para quem somos. Essa reflexão é uma construção coletiva, com memórias de todos que já passaram por aqui e com contribuições diárias de toda a nossa equipe. Investimos muito tempo em estudos e pesquisas, buscando referências em diversas fontes, mas nossas próprias vivências e aprendizados são a principal fonte de inspiração.
O Nariz Solidário representa a potência transformadora da arte, combinada com a garantia de direitos, inovação, impacto social e criação de soluções. Tudo isso é permeado por oportunidades únicas, como o encontro, a emoção e o riso.

Nosso Propósito

“Buscamos atuar como agentes de transformação, utilizando a arte da palhaçaria como uma ferramenta poderosa para reconectar os seres humanos por meio do resgate do lúdico e do estado brincante. Além disso, promovemos a saúde e o bem-estar, ampliando o acesso à arte e à cultura de forma descentralizada, democrática e acessível”.

Nossa Missão

“Acreditamos que todas as pessoas têm uma missão. A nossa é transformar relações e vidas por meio da arte da palhaçaria”.

Nossa Visão

“Queremos ser protagonistas de nossa própria história e contribuir para a transformação que ocorre nos encontros. Com nosso Nariz Solidário, buscamos ser protagonistas no fomento e no desenvolvimento da arte, cultura, palhaçaria, voluntariado e saúde mental, sempre de forma democrática, acessível e descentralizada”.

Nossos Valores

O Nariz Solidário é permeado por um conjunto de valores que emanam de todos os que contribuem para torná-lo mais solidário. Esses valores são fundamentais e inegociáveis, pois moldam nossa atuação e dão significado à nossa arte. Alguns desses valores incluem:
  • Solidariedade: Estamos comprometidos em ser solidários, apoiando uns aos outros e àqueles que atendemos.
  • Autoconhecimento: Buscamos entender nossas próprias motivações, limitações e potencialidades.
  • Resiliência: Enfrentamos desafios com coragem e perseverança.
  • Empatia: Colocamo-nos no lugar do outro, compreendendo suas necessidades e sentimentos.
  • Compaixão: Demonstramos compaixão e cuidado genuíno pelas pessoas.
  • Comprometimento: Somos dedicados e responsáveis em nossa atuação.
  • Protagonismo Social: Buscamos ser agentes de transformação na sociedade.
  • Transparência: Atuamos com honestidade e clareza.
De 2014 a 2023, tivemos o privilégio de realizar ações presenciais para mais de 130 mil pessoas em mais de 1.300 eventos em diferentes espaços. Capacitamos mais de 200 profissionais e voluntários, realiza- mos palestras, vivências e ações em escolas públicas da região, contribuindo para um processo educacional lúdico e empático. Também estivemos presentes em empresas, abordando diversos temas e reconectando colaboradores aos seus propósitos pessoais e profissionais.
Esses nove anos foram marcados por reconhecimentos que nos ajudaram a desenvolver um olhar ainda mais responsável sobre nosso trabalho. Aprendemos que cada lugar e relação podem se tornar oportunidades maravilhosas para mudar o que está à nossa volta. Alguns desses reconhecimentos foram viradas de chave em nossa história, e compartilhamos com vocês não apenas como conquistas, mas como reflexões sobre o que ainda podemos fazer. Juntos, podemos levar, nem que seja um sorriso e um momento de suspensão e alegria, ainda mais longe.
Em 2019, fomos premiados em 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCOM.
Em 2021, com as práticas realizadas no projeto “De Nariz para Nariz” durante a pandemia, fomos laureados nos Prêmios RPC Game, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia e fomos contemplados no maior prêmio de Marketing do Paraná, promovido pela ADVB/PR, na categoria Social.
Em 2022 e 2023, com as práticas realizadas no projeto Encontros e Risos, recebemos outros dois prêmios nacionais: o Prêmio Melhores ONGs (entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país) e o Prêmio VoL (vencedor com uma das melhores práticas de gestão de voluntários do país).
Se você está lendo este livro, agora faz parte de um sonho, de toda uma história feita por muitas mãos e corações. Ao ler e vivenciar cada relato contido aqui, você também estará conosco pelo tempo que nosso Nariz existir.
Associação Nariz Solidário