Werneck sob encomenda: conheça o painel assinado por Paulo Werneck na fachada do Sesc Centro
Vivian Faria
06/05/2024 15:20
Obra representa as áreas de atuação do Sesc: educação, cultura, ação social, atividades esportivas e bem-estar | Leo Flores
À primeira vista, o painel em mosaico que adorna a fachada do número 578 da rua José Loureiro, no Centro de Curitiba, não parece uma obra do muralista Paulo Werneck, exceto talvez pelas cores utilizadas. Basta olhar para os painéis laterais da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, ou aqueles instalados no Palácio do Itamaraty, em Brasília, ou até os do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, – três das mais conhecidas obras de Werneck no Brasil – e comparar.
Enquanto esses são mais abstratos, ora com desenhos criados a partir de linhas orgânicas, ora com padronagens geométricas, bem a cara do modernismo brasileiro, a obra instalada na capital paranaense, no edifício José Luiz Guerra Rego, que abriga, desde 1958, o Sesc Centro, traz figuras humanas bastante realistas executando atividades diversas.
“O figurativo dele, o estilo, as cores, a forma de assentamento das pastilhas parecem muito com os [murais] do Franco Giglio, que estão bem presentes em Curitiba”, afirma a artista plástica e restauradora Tatiana Zanelatto Domingues. Mas a assinatura – um simples, porém icônico “P.W.” posicionado na parte inferior mais à direita do mural, logo abaixo da representação de uma mulher datilografando em uma máquina de escrever – entrega a autoria.
Por um momento, quando o prédio do Sesc Centro foi reinaugurado, em fevereiro de 2023, depois de um processo de restauro e reforma que durou seis anos e meio, houve dúvida quanto a quem seria responsável pela obra. Ela foi levantada pelos responsáveis pelo O Centro de Curitiba, perfil no Instagram que conta histórias da região central da cidade. Ao visitarem o edifício e uma exposição que contava a história do espaço sem encontrar referências ao autor do painel, eles recorreram a Tatiana, que identificou a assinatura e confirmou a informação com um grupo de conservadores e restauradores de que faz parte.
Hoje, quase um ano depois, o próprio Sesc Centro já conseguiu reunir informações sobre o tema. “A unidade do Sesc Centro foi inaugurada em 1958. É uma obra robusta e muito representativa no Centro de Curitiba, que traz conceitos da arquitetura moderna e foi assinada por dois grandes arquitetos: Dircio Lima Guilhon de Oliveira e Luiz Afonso d’Escragnolle Filho. Para embelezar e trazer mais cor ao edifício, eles convidaram o Paulo Werneck para fazer esse mural”, conta a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc, Lidiane Cristina Galvan.
Conforme Lidiane, não há documentos ou registros que detalhem o processo de desenvolvimento do conceito dela. “Mas, com certeza, ele foi desenvolvido sob encomenda e, de repente, por isso, fugiu um pouco da linha de criação do Paulo Werneck”, conjectura.
Sob encomenda
Medindo 69,35 metros quadrados, o painel traz 17 figuras humanas – mulheres, homens e crianças –, em diferentes atividades, entre brincadeiras, esportes, costura etc. Elas são desenhadas em pastilhas em tons de amarelo e marrom sobre um fundo azul claro. Onde não há desenhos, o mural traz um padrão de grossas listras azul e verde.
Outras paredes e colunas que compõem a fachada também são revestidas com pastilhas similares às utilizadas na obra. Uma das paredes e as colunas foram feitas em azul, enquanto a parede mais próxima do painel é verde e conta com um logo do Sesc também feito em mosaico, com pastilhas brancas.
“Toda a fachada da unidade tem a marca do Paulo Werneck. Temos a marca da instituição [em uma das paredes] e os outros desenhos representam as áreas onde o Sesc e o Senac atuam: educação, cultura, ação social, atividades esportivas e bem-estar”, afirma a representante da instituição.
Assim como toda a edificação, o mural passou por restauro, mas não precisou ter peças trocadas. “Como as pastilhas têm uma durabilidade muito grande e nenhuma se deslocou, ele passou por uma limpeza, de forma minuciosa e cuidadosa”, conta Lidiane. Conforme ela, a obra “tem valor inestimável para o Sesc”, principalmente considerando que, após a reforma, a unidade Centro passou a priorizar atividades culturais.
Pioneiro
Um dos primeiros muralistas e pioneiro na arte dos mosaicos, Paulo Werneck nasceu em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 1907. Foi colega de escola de Marcelo Roberto e Oscar Niemeyer, que, mais tarde, tornaram-se arquitetos e seus parceiros de trabalho. Foi a convite de Roberto, por exemplo, que o artista, um exímio desenhista que iniciou sua carreira como ilustrador em diversas publicações, criou o primeiro projeto em mosaico cerâmico: sete painéis para o terraço do Instituto Resseguros do Brasil.
Dois anos mais tarde, em 1944, foi a vez de Niemeyer convidá-lo para fazer os painéis laterais da Igreja São Francisco de Assis e o painel da Casa de Juscelino Kubitschek, hoje Museu Casa Kubitschek, na Pampulha. Além de grandes obras públicas, Werneck é responsável por centenas de painéis em mosaico em residências e espaços comerciais – em Curitiba e no Paraná, no entanto, a obra do Sesc Centro é a única assinada pelo artista que se conhece até o momento.
“Werneck trabalha com uma paleta de azul que é muito específica e com muito movimento. Ele até tem alguns mosaicos figurativos, mas, no período modernista, trabalha mais com elementos orgânicos, mais soltos, e algumas paisagens”, diz Tatiana.